A nova parceria vai permitir expandir as informações sobre a cidade e possibilitará, também, que esses dados sejam disponibilizados a nível mundial
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, durante o evento no Hotel Vitória, onde formalizou a inclusão de Campinas na plataforma (Leandro Ferreira)
Campinas é primeira cidade do Brasil a se associar ao World Council on City Data (WCCD), plataforma ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) que permite conectar a cidade a uma plataforma global que reúne cerca de 100 municípios do porte de Toronto, Dubai e Barcelona. Um evento no Hotel Vitória, com a participação do prefeito Jonas Donizette (PSB), na tarde de ontem, formalizou a inclusão de Campinas na plataforma. Segundo Jonas, a nova parceria vai permitir expandir as informações sobre a cidade e possibilitará, também, que esses dados sejam disponibilizados a nível mundial por meio da plataforma da WCCD, segundo os padrões da norma ISO 37 120, que trata da gestão estratégica para consolidação dos dados e de indicadores do município, como economia, educação, energia, meio ambiente, governança, finanças, saúde, esportes e lazer, transportes, telecomunicações e inovação e planejamento urbano. “Eu me comprometo a dar uma orientação retilínea para a participação de todas as secretarias”, frisou o prefeito, que se reunirá com todo o secretariado e assessores na manhã de hoje para discutir sobre o processo que será realizado com a WCCD. Também participarão da reunião a diretora da WCCD, Patricia McCarney, e a diretora da Toronto Foundation, Rosalyn Morrison, cidade que já desenvolve há cerca de 30 anos projetos de gestão diferenciada. Para Jonas, a tecnologia deve se traduzir no dia a dia das pessoas, no futuro, mas também com reflexos que melhorem o presente. “É preciso explicar para as pessoas o que a tecnologia vai trazer para a vida delas. A cidade marca a vida das pessoas e as pessoas marcam a vida das cidades. A Campinas que eu quero é a cidade onde as pessoas possam ter as oportunidades para desenvolver suas potencialidades”, afirmou, lembrando que a vocação de Campinas na área tecnológica deve ser utilizada para melhorar a qualidade de vida. Um dos aspectos do levantamento proposto na parceria entre Campinas e a WCCD, segundo o prefeito, é organizar as informações de forma a que possam servir para atrair investimentos. Outro aspecto é reconhecer iniciativas e dados da própria cidade que podem levar a soluções locais para questões que precisam ser equacionadas.