SATISFAÇÃO ELEVADA

Campinas detém maior nota de reputação turística de São Paulo

Município lidera levantamento realizado entre os 10 principais destinos do Estado

Rodrigo Piomonte
11/05/2022 às 08:45.
Atualizado em 11/05/2022 às 09:03

A boa infraestrutura hoteleira, associada a uma das melhores malhas rodoviárias do Estado, além de Viracopos, coloca Campinas no topo do ranking de satisfação dos turistas (Gustavo Tilio)

Campinas está no topo das cinco cidades que têm índices de satisfação superiores a 90% sob o aspecto turístico no Estado de São Paulo. É o que aponta os dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, abastecidos a partir de informações captadas entre os próprios usuários desses destinos, postados em sites de viagem e motores de busca na internet. No levantamento realizado pelo órgão, o município supera a média dos dez principais destinos turísticos do Estado, escolhidos para serem monitorados pelo estudo, incluindo a capital paulista.

Para acompanhar a reputação desses destinos turísticos, o CIET criou um painel on-line, que está disponível na rede mundial de computadores. De acordo com as informações da ferramenta, Campinas lidera o ranking com 93,78% de nível de manifestações positivas por parte de turistas que visitaram a cidade este ano. O nível de satisfação atribuído a Campinas supera o de cidades paulistas com outros atrativos como Santos, 93,65%, Aparecida, 91,95%, Ribeirão Preto, 91,51%, e Eldorado, 90,05%. O monitoramento realizado pelo CIET cobre várias categorias de turismo, como o religioso, aventura, ecológico, praias, lazer, serra e o de negócios. 

A capital paulista aparece entre as dez cidades, com nível de manifestação positiva de 85,91%. No Estado, a média das dez cidades mostra que 87,4% das manifestações são positivas, 6% neutras e 6,5% negativas. As outras cidades que estão com sua reputação turística avaliada pela ferramenta são Brotas, Campos do Jordão e Ilhabela. 

As fontes que abastecem os dados da ferramenta são as postagens e interações de turistas e visitantes feitas no Google e TripAdvisor, monitoradas pela Reviewpro, ferramenta utilizada por destinos, atrativos privados e meios de hospedagem. Os usuários do TripAdvisor, canal específico para viajantes, são mais críticos que os do Google.

Segundo Fábio Montanheiro, coordenador do CIET e Consultor Invest SP para a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, os dados disponibilizados pela ferramenta são importantes para as cidades avaliarem os seus desempenhos em termos de nível de satisfação dos usuários e procurarem novas oportunidades. Ele explica que o painel permite ainda vários cruzamentos de dados, como comparativo anual, percentuais de manifestações negativas, neutras e positivas, as opiniões e exemplos de mensagens dos visitantes sobre os pontos turísticos de maior destaque em cada cidade. "Ao todo são acompanhados 99 atrativos. E essas informações são bastante úteis. O mercado pode acessar e estudar as informações. No caso dos gestores públicos, a ferramenta disponibiliza uma análise temporal sobre os atrativos que a cidade apresenta, e a partir disso permite se estabelecer planejamentos", disse.

Conforme as informações da ferramenta no consolidado de 2022, Campinas apresenta aspectos positivos em termos de localização, experiência, entretenimento, quartos, comidas e bebidas. As manifestações negativas aparecem em menos de 3% das opiniões, e outros 3,2% delas são avaliadas como neutras, ou seja, aquelas em que o avaliador não postou opinião sobre o serviço encontrado. O valor e a limpeza aparecem nas manifestações negativas em Campinas, com 23% e 10,9% respectivamente.

Para o professor Marcelo Adhemar Pérez Lopez, da Faculdade de Turismo e de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), o resultado indica, sobretudo, a pujança da infraestrutura que a cidade oferece aos seus visitantes. O especialista ressalta o setor de negócios como o grande atrativo turístico do município e destaca também a importância das informações apresentadas como forma de enxergar oportunidades para impulsionar ainda mais outros setores do turismo na cidade.

"É um excelente termômetro ao permitir que outras pessoas acessem a reputação da cidade. É uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do turismo na cidade, sobretudo outros aspectos do turismo. Pois permite que tanto empreendedores quanto a gestão pública identifiquem onde estão as oportunidades e os gargalos que precisam ser vencidos a fim de melhorar o acesso à gestão dos destinos turísticos municipais", disse.

O diretor executivo do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Fernando Vernier, comenta que a partir das manifestações positivas, a necessidade de se manter essa boa percepção dos usuários aumenta. "Campinas notadamente sempre se beneficiou da boa malha aérea, rodoviária, pelo seu centro hoteleiro e gastronômico. E isso causa uma boa avaliação. O desafio fica em manter o nível de excelência", disse.

Vernier lembra que a cidade já apresenta taxas crescentes de ocupação hoteleira, e os resultados já estão similares ao período pré-pandemia, o que representa um aquecimento do turismo de negócios em Campinas em 2022.

O diretor de turismo, Eros Vizel, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, vê com bons olhos o estímulo do Estado em abrir os dados e informações sobre a percepção dos usuários dos serviços voltados ao turismo no município. Para o diretor, as informações e os indicadores são muito relevantes sob o aspecto de um planejamento dos potenciais turísticos que a cidade apresenta.

"Campinas possui uma forte vocação para o turismo de negócios. Mas esse turismo, que é muito importante para a economia da cidade, alimenta outros aspectos, como o turismo de lazer, por exemplo", disse. Segundo ele, inclusive, faz parte dos planos de desenvolvimento da cidade a secretaria, desenvolver um observatório turístico como diretriz estratégica para impulsionar outros setores. "É um desafio para o poder público ter essa competência nas informações e gerar respostas às demandas", disse.

Na ferramenta do CIET também é possível verificar a manifestação positiva de várias atrações turísticas da cidade, como o Bosque dos Jequitibás, a Catedral Metropolitana, a Maria Fumaça, o Mercado Municipal, a Torre do Castelo, a Serra das Cabras, entre outras. Em 2002, as manifestações positivas para o Bosque dos Jequitibás, por exemplo, ficaram em 83%, sendo 16,5% de manifestações negativas. Já o Mercado Municipal ficou com 100% de manifestações positivas. O monitoramento completo pode ser observado pelo QR Code abaixo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por