SAÚDE

Campinas debate Saúde Única em Congresso Mundial de Governos Locais pela Sustentabilidade - ICLEI

Encontro focado no avanço do desenvolvimento urbano sustentável reúne representantes de governos de 96 países

Do Correio.com
21/06/2024 às 15:41.
Atualizado em 21/06/2024 às 15:41
O secretário do Clima de Campinas, Rogério Menezes, fala sobre programas voltados para o conceito de Saúde Única (Divulgação)

O secretário do Clima de Campinas, Rogério Menezes, fala sobre programas voltados para o conceito de Saúde Única (Divulgação)

O secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) da Prefeitura de Campinas, Rogério Menezes, representou o prefeito Dário Saadi em debate promovido pelo Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) nesta quinta-feira, 20 de junho, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

O congresso reúne até esta sexta-feira, 21, gestores públicos de diversas regiões do mundo para um encontro focado no avanço do desenvolvimento urbano sustentável e na adaptação equitativa aos desafios locais e regionais. Participam representantes de governos de 96 países de todos os continentes.

Mobilidade urbana, inovação, gerenciamento do clima, resiliência e adaptação climática são alguns dos temas debatidos nos workshops, plenárias e sessões técnicas do evento.

Nutrir a comunidade e o bem-estar planetário

Rogério Menezes participou do painel “Nutrir a comunidade e o bem-estar planetário”, em que especialistas abordaram o poder transformador da integração da natureza no planejamento urbano através da visão do conceito de Saúde Única (One Health). A abordagem One Health, defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), reconhece que a saúde e o bem-estar humanos estão intrinsecamente ligados à saúde e ao bem-estar do planeta .

Entre as experiências de Campinas voltadas para a Saúde Única, Menezes destacou projetos como o de recuperação de corredores ecológicos, com a previsão de criação de 49 novos parques, sobre o controle de zoonoses, com o manejo de capivaras contra a febre maculosa e a utilização do sistema da Fiocruz para fazer o registro de animais silvestres visando prevenir a transmissão de doenças como a febre amarela.

Além de Rogério Menezes, participaram do debate Cristina Romanelli , Oficial do Programa Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS); María Aurelia Sarmiento, Prefeita, Cidade de San Fernando, Equador; representante AME Juliana Gatti , Presidente Fundadora e Diretora Executiva, Living Trees Institute; Luis Carlos Soares Madeira Domingos , pesquisador em Saúde Urbana, Fiocruz Mauricio Vila , Governador, Estado de Yucatán, México; Paula Forttes, diretora Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Chile; e Kobie Brand , Secretário Geral Adjunto, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade; Diretor Regional, Secretariado do ICLEI África.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por