COMPETIÇÃO

Campinas conquista medalhas de ouro

Equipes das escolas Liceu e Educap são destaques na 10ª Olimpíada Nacional de História do Brasil

Da Agência Anhanguera
21/08/2018 às 08:56.
Atualizado em 22/04/2022 às 15:33
Daniel Florence não segura as lágrimas pela vitória das duas equipes, que foram orientadas pelo mestre, único que chegou à final com 5 grupos  (Divulgação)

Daniel Florence não segura as lágrimas pela vitória das duas equipes, que foram orientadas pelo mestre, único que chegou à final com 5 grupos (Divulgação)

Duas equipes das escolas de Campinas Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora e Educap conquistaram medalhas de ouro na grande final da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada no último final de semana, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao todo, participaram da grande final 311 equipes, somando um total de 1,2 mil integrantes. A final contou com a presença de todos os Estados, com exceção do Macapá. Levaram as medalhas de ouro, as equipes de Campinas 3 da Tropicália e Sufragistas XXI, compostas cada uma por três alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, além do professor orientador dos dois grupos, Daniel Florence. O docente foi o único da cidade que chegou à final da ONHB, com cinco equipes. “Eu comecei na ONHB em 2015 e esta é a primeira vez que conseguimos Medalha de Ouro. A Olimpíada é um projeto incrível pela maneira como é feita. Não é só um exercício e uma ferramenta de aprendizado, mas sim, socialização do conhecimento”, disse o professor. Ao todo, foram entregues 75 medalhas, sendo 15 de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. A região Nordeste foi a que levou o maior número de medalhas (59). Em contrapartida, o Ceará foi o Estado com mais medalhistas (25), seguido de Pernambuco (15), Rio Grande do Norte (13), São Paulo (10), e Bahia (4). A cerimônia contou com a participação de autoridades, familiares de finalistas, historiadores de relevância nacional, além dos estudantes e professores que desembarcaram em Campinas vindos das mais diversas cidades do País. Para a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, a 10ª edição confirmou o sucesso do projeto, conseguindo atrair novos professores e reafirmar a participação daqueles que tradicionalmente estão na final. “Tivemos algumas surpresas nas medalhas e uma distribuição interessante pelos estados. Além disso, os alunos trouxeram reflexões relevantes sobre os temas propostos na redação da final, como a composição do Congresso Nacional e a importância das eleições para a saúde da democracia. Estamos satisfeitos com um projeto que já tem uma estrutura e tende a crescer cada vez mais”, disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por