Sinalização de alerta é uma das medidas tomadas pelo governo municipal contra a febre maculosa (Arquivo PMC)
A Prefeitura de Campinas confirmou, nesta quarta-feira (20), mais uma morte por febre maculosa. Com isso, a cidade passa a ter nove casos, com sete mortes, desde o início do ano.
Segundo a Secretaria de Saúde, a vítima é um homem de 40 anos que esteve nas margens do Rio Capivari e do Córrego São Vicente, na região do Jardim Nossa Senhora de Lourdes, região Sul de Campinas. Ele teve os primeiros sintomas em 28 de agosto e morreu no último dia 2 de setembro.
No ano passado, a cidade confirmou 11 casos, com sete óbitos.
A doença
A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato-estrela infectado. Caso a pessoa passe por áreas de vegetação, mato ou pastos, especialmente próximas de cursos hídricos, onde há presença de cavalos e capivaras, deve ficar atenta, por cerca de 15 dias, aos sintomas. Sintomas da doença:
Ao apresentar um desses sinais, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde e informar que teve contato com o carrapato e/ou esteve com locais de risco, pois os sintomas podem ser confundidos com com outras doenças febris agudas, como covid-19 e dengue.