População pode contribuir com a doação de materiais em bom estado; Dia D será em 17 de maio, com drive-thru no Paço Municipal
Bastante movimentado, o Terminal Central é um dos locais que disponibiliza ponto de coleta na Campanha do Agasalho; itens serão destinados a abrigos, serviços voltados à população de rua e ao Varal Solidário, que leva as doações às famílias em situação de vulnerabilidade social (Kamá Ribeiro)
A Campanha do Agasalho de 2025 de Campinas conta com 81 pontos de coleta espalhados pela cidade neste ano e, como já é tradicional, um dia de mobilização com direito a drivethru no Paço Municipal, em 17 de maio. O tema de 2025 é “Cada peça uma cor. Cada cor, mais calor!”. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, tem como foco arrecadar roupas, calçados, cobertores e outros itens de inverno para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A campanha vai até o dia 31 de julho.
Todas as informações, como os locais de doação, podem ser consultadas no hotsite oficial da campanha (https://campinas.sp.gov.br/sites/ campanhadoagasalho/). Há postos de combustível, Câmara Municipal, Prefeitura, Aeroporto Internacional de Viracopos, supermercados, escolas e shoppings centers participando como pontos de coleta.
“Essa campanha não é da Prefeitura. Ela é da cidade. Se não fosse o apoio dos veículos de comunicação e da sociedade civil, arrecadaríamos apenas uma fração do que conseguimos”, destacou o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos). Instituições interessadas em aderir aos pontos de coleta podem entrar em contato com a Prefeitura, por meio dos telefones (19) 2116-0165 / (19) 2116-0789. No ano passado, a campanha arrecadou 49,2 toneladas de doações. Com a mobilização extra para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o total chegou a 297,8 toneladas.
DIA D
Um dos destaques da campanha é o “Dia D”, neste ano marcado para sábado, dia 17 de maio, no Paço Municipal. A população poderá fazer doações em sistema drive-thru, o que facilita a participação de todos. Os itens arrecadados serão destinados a abrigos municipais, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), serviços voltados à população em situação de rua, entidades parceiras da Prefeitura e ao Varal Solidário — ação que leva diretamente as doações aos bairros com famílias em maior situação de vulnerabilidade social.
A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro, reforçou a necessidade de roupas masculinas. “Precisamos de doações masculinas. Aquilo que você usaria é o que você deve doar”, ressaltou, lembrando que os itens devem estar em bom estado de conservação.
TRANSURC
A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) também está com campanha de arrecadação de agasalhos para pessoas em situação de vulnerabilidade. A campanha, que tem como tema “Sua doação aquece vidas!”, vai até o dia 12 de julho. As doações (roupas e calçados em bom estado) serão distribuídas para entidades assistenciais da região. Na última edição, em 2024, a Campanha do Agasalho Transurc/SetCamp arrecadou mais de 52 mil peças, distribuídas para 75 organizações assistenciais.
OPERAÇÃO INVERNO
Também teve inicio no dia 1˚ de maio a Operação Inverno 2025, ação coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social com o objetivo de ampliar a proteção à população em situação de rua durante os meses mais frios do ano. O serviço funcionará até 30 de setembro. Realizada por meio da equipe do SOS Rua, a Operação Inverno oferece acolhimento em albergue, distribuição de cobertores e atendimento social. Durante o período da operação, o serviço estará ativo todos os dias: de segunda a sexta-feira, das 8h à meianoite, e aos fins de semana e feriados, das 18h à meia-noite.
Caso as pessoas abordadas aceitem, elas são encaminhadas aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram