imunização

Campanha contra raiva é cancelada no Estado

Porém, vacinação antirrábica de rotina continua ocorrendo na cidade

Da Agência Anhanguera
28/08/2020 às 12:33.
Atualizado em 28/03/2022 às 17:31
A raiva é uma enfermidade quase sempre fatal, prevenível por meio do controle da doença nos animais domésticos e da profilaxia no ser humano (Divulgação)

A raiva é uma enfermidade quase sempre fatal, prevenível por meio do controle da doença nos animais domésticos e da profilaxia no ser humano (Divulgação)

A Campanha de Vacinação contra a raiva em cães e gatos não será realizada em Campinas este ano seguindo determinação do governo do Estado de São Paulo. A medida foi tomada em razão da pandemia de Covid-19 e se aplica às campanhas, ações realizadas em um período de tempo curto para vacinar animais em massa. A deliberação mantém a vacinação antirrábica de rotina deste mês de agosto pelo Estado. A raiva é uma enfermidade quase sempre fatal, prevenível por meio do controle da doença nos animais domésticos e da profilaxia no ser humano. O último caso de raiva humana em Campinas data de 1981. Desde então, o que tem sido detectado na área urbana do município são casos de raiva em morcegos ou ainda casos de raiva em animais domésticos de estimação infectados por variantes virais de morcegos. Em animais domésticos, foram detectados três casos: o primeiro em um gato (2014), na região do distrito de Nova Aparecida; o segundo em um cão (2015), na região do Jardim Aeroporto e o terceiro, em 2016, em um gato no Jardim Santa Lúcia. Em todos estes casos, por meio de estudos de sequenciamento genético feitos pelo Instituto Pasteur, foram identificadas variantes virais provenientes de morcegos. Mais informações podem ser obtidas na UVZ de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 17 horas pelo telefone 3245-1219.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por