outubro rosa

Campanha conta com esculturas inspiradoras

Atividades contra câncer de mama ocorrem durante o mês

Gilson Rei
01/10/2020 às 10:26.
Atualizado em 27/03/2022 às 23:50
Intervenções artísticas mobilizam Coletivo Pink e Pfizer, entre outros (Divulgação)

Intervenções artísticas mobilizam Coletivo Pink e Pfizer, entre outros (Divulgação)

Têm início hoje as ações do Outubro Rosa , movimento internacional de conscientização no mês de outubro para o controle do câncer de mama. Em Campinas e em mais sete cidades do País haverá, entre outras medidas, uma série de intervenções artísticas, criadas pela Coletivo Pink, iniciativa da empresa Pfizer, em parceria com as principais associações de pacientes no País.  Ao todo, serão 25 esculturas inspiradas nas histórias de 23 mulheres em tratamento de câncer metastático, na exposição denominada Inspiração Pink. Com 1,70 m de altura, as esculturas se destacarão nas ruas, em estações de trem e metrô das cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Recife e Porto Alegre, onde foram instaladas e ficarão expostas no mês de outubro. Em Campinas, a obra recebida será da artista Stella Nanni e ficará exposta a partir de hoje na Avenida Coronel Silva Telles, em frente ao Edifício Daruj Tower. Nas outras cidades participam da ação vários outros 14 artistas, dentre eles Nina Pandolfo; Rizza; Ju Violeta; Patrícia Carparelli e Didu Losso. Uma das esculturas, por exemplo, utilizou borboletas, pois simbolizam o processo de transformação que a paciente vivencia. Em outra, a paciente se reconhece como um girassol, sua flor favorita, a flor do sol, que simboliza energia e vitalidade. Entre as histórias inspiradoras está a realidade vivida pela odontopediatra Louise Liu Rigo Vargas de Oliveira, que recebeu em 2010 o diagnóstico de câncer de mama. Ela não imaginava que 10 anos depois ainda estaria com a doença. Sua história de uma década de superação e a de outras pacientes, serão compartilhadas na exposição Inspiração Pink, ao lado do projeto Artemisa, via Lei de Incentivo à Cultura. Cristina Santos, diretora de comunicação da Pfizer, explicou que neste formato, também haverá a divulgação de informação de qualidade. “Unimos na exposição vozes e histórias de mulheres, e de um homem, e ampliamos o alcance do Coletivo Pink no Brasil”, afirmou a diretora da empresa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por