RECONHECIMENTO

Câmara presta homenagem aos 250 anos de Campinas

Sessão solene foi realizada ontem em Brasília com a presença do prefeito, vice-prefeito, outras autoridades da cidade e convidados

Da Redação
04/07/2024 às 07:16.
Atualizado em 04/07/2024 às 07:16
Mesa de autoridades constituída para a sessão solene realizada ontem pela Câmara dos Deputados para homenagear os 250 anos de fundação de Campinas, que serão completados no próximo dia 14 de julho (Chico Ferreira)

Mesa de autoridades constituída para a sessão solene realizada ontem pela Câmara dos Deputados para homenagear os 250 anos de fundação de Campinas, que serão completados no próximo dia 14 de julho (Chico Ferreira)

Campinas foi homenageada ontem pela Câmara dos Deputados pelos seus 250 anos, que serão completados no próximo dia 14 de julho. A sessão solene que destacou a trajetória da cidade foi proposta pelo deputado federal e ex-prefeito Jonas Donizette, que também é autor da lei que concedeu recentemente ao município o título de "Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação'. Estiveram presentes a cerimônia em Brasília o prefeito Dário Saadi, o vice-prefeito Wanderley de Almeida, os reitores da PUCCampinas e da Unicamp, vereadores e representantes de diversos setores. "A emoção é muito forte por representar Campinas nesta sessão solene. Nossa cidade nasceu da necessidade, da fé e da paixão que todos tiveram e que têm por ela", declarou Dário Saadi. Oprefeito também parabenizou Jonas Donizette pela iniciativa da lei que torna Campinas a capital nacional da inovação. "Isso, sem dúvidas, reconhece o nosso ecossistema de inovação e tecnologia e faz justiça à nossa cidade", completou.

O vice-prefeito Wanderley de Almeida também se emocionou ao falar durante a solenidade. "Essa é uma das cerimônias mais marcantes da programação do aniversário da cidade. Campinas é uma das melhores cidades deste país e é uma honra estar aqui, no centro da democracia, em ummomento como este", disse.

Jonas Donizette, que adotou Campinas há mais de 50 anos, comparou cidades com pessoas, no que diz respeito à vocação. "Eu comparo muito cidades com pessoas, porque cidades são como pessoas, cada uma com sua vocação. Tem uma que tem uma indústria do calçado, a outra tem uma cadeia produtiva em outra área e Campinas tem a vocação da ciência, da tecnologia e da inovação, por isso a denominamos assim", afirmou o deputado federal.

Ainda segundo ele, muitas pessoas vêm para Campinas para estudar e decidem viver aqui. "Campinas merecia uma tese sobre a formação da sua população levando em conta as universidades. Nós agregamos pessoas que, com o tempo, vão amando Campinas e ficam na cidade", completou o parlamentar.

Os reitores da Unicamp e da PUC-Campinas, Antonio José de Almeida Meirelles e Germano Rigacci Jr, respectivamente, também ressaltaram as vocações de Campinas. "A inovação hoje em dia é a rota para desenvolvermos a nossa sociedade com grande rapidez e intensidade", disse o dirigente da Unicamp. "Campinas é oficialmente a capital nacional da ciência, tecnologia e inovação. Não é apenas um nome descolado de uma realidade, mas um nome que está muito vinculado à história de Campinas", assinalou Rigacci.

PROJETO DE LEI

O Projeto de lei que concede a Campinas o título de "Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação" foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 26 de junho. A proposta segue agora para a votação pelo Senado Federal. Na ocasião, o deputado Jonas Donizette, autor do PL, afirmou que o reconhecimento é merecido, dado que a cidade possui o Campinas tem o maior ecossistema nacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil, formado por indústrias de base tecnológica, centros de pesquisa e universidades, além de quatro parques tecnológicos. 

"Uma das maiores revistas especializadas no setor de tecnologia de informação e armazenamento de dados do mundo, a DataCenterDynamics, publicou reportagem na qual aponta a cidade como o maior polo da América Latina no setor de tecnologia, responsável por 15% da produção de tecnologia do país", destacou o parlamentar.

O relator do projeto, deputado Gilberto Nascimento, afirmou na ocasião que Campinas é reconhecida como um dos principais polos de inovação do país, onde estão localizados os maiores centros nacionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a Unicamp, instituição que mais tem patentes registradas no Brasil.

"Com uma economia voltada para a inovação, Campinas é conhecida como o Vale do Silício brasileiro, refletindo sua importância no cenário tecnológico nacional e internacional", declarou Nascimento.

Atualmente, dezenas das 500 maiores empresas de tecnologia da informação do mundo têm unidades em Campinas. A cidade abriga mais de 20 centros de tecnologia e pesquisas em inovação. Além disso, também é sede do acelerador de partículas Sirius. Essa infraestrutura se dedica a investigar a estrutura atômica das substâncias pesquisadas por cientistas, o que pode ter aplicação prática no desenvolvimento de novos materiais, na criação de novos medicamentos e na geração de novos compostos de nanotecnologia, entre outros. (Com informações da Agência Câmara de Notícias).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por