TRANSPORTE

Câmara de Campinas vota PL que permite pagamento de passagem com cartão de débito ou crédito

A proposta especifica que a obrigatoriedade só será se aplicada aos contratos de concessão e aos contratos de permissão firmados após a publicação da Lei Complementar

Do Correio.com
14/08/2023 às 13:23.
Atualizado em 14/08/2023 às 13:23

Câmara vota, em definitivo, Projeto de Lei que obriga empresas de ônibus a disponibilizar pagamento de passagem com cartão de débito ou crédito (Kamá Ribeiro)

Na sessão desta segunda-feira (14) da Câmara de Campinas está prevista a análise, em votação definitiva, do Projeto de Lei que obriga as concessionárias e permissionárias prestadoras do serviço de transporte coletivo municipal a instalar nos ônibus equipamentos que permitam o pagamento da tarifa com cartões de crédito, cartões de débito ou com qualquer dispositivo eletrônico que tenha tecnologia de pagamento por aproximação.

A  proposta, que para se tornar lei ainda precisa ser aprovada nesta votação e sancionada pelo prefeito, especifica que a obrigatoriedade só será se aplicada aos contratos de concessão e aos contratos de permissão firmados após a publicação da Lei Complementar. “Esse sistema permite que a cobrança da tarifa seja efetuada de forma simples e rápida, bastando apenas que o passageiro encoste o equipamento ou o cartão no validador do ônibus. E vale lembrar que é uma ferramenta tecnológica utilizada para o pagamento de tarifas do transporte público em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil , onde já é utilizada em São Paulo, Jundiaí, Rio de Janeiro e Goiânia”, destaca o autor da PL, o vereador Rodrigo da Farmadic (União).

Ainda nesta segunda

Também está previsto para votação final na segunda o Plano Municipal pela Primeira Infância Campineira - PIC 2019-2029. Embasada pelo Plano Nacional da Primeira Infância, a proposta estabelece diretrizes técnicas e políticas – divididas em 12 eixos distintos - com o objetivo de planejar e estruturar a cidade para as crianças de zero a seis anos.

Ainda entre os destaques previstos para análise na 45ª RO está a avaliação definitiva do  Projeto de Lei do vereador Carlinhos Camelô (PSB) que cria o Programa de Inclusão Digital da Pessoa Idosa. Segundo o parlamentar, o objetivo do programa é proporcionar às pessoas idosas uma melhor qualidade de vida e integração social, por meio de acesso e às tecnologias da informação e da comunicação, e o conhecimento de como operar estas tecnologias (Texto e foto: Câmara Municipal de Campinas).

A quadragésima quinta Reunião Ordinária (RO) será aberta às 18 horas no Plenário do Legislativo, com entrada pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, bairro Ponte Preta. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por