Escolas interessadas poderão se inscrever até 14 de abril
Estudantes estão animados com a volta do projeto Parlamento Jovem (Kamá Ribeiro)
A Câmara Municipal de Campinas retomou o programa Parlamento Jovem Campinas (PJC), agora em sua quinta edição, a primeira desde o início da pandemia de covid-19. As inscrições para o PJC foram abertas na segunda-feira e vão até o dia 14 de abril. As 33 primeiras escolas municipais, estaduais e particulares de Campinas que realizarem a inscrição serão selecionadas para participar do programa destinado a alunos matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e nos dois primeiros anos do Ensino Médio. Serão 33 estudantes escolhidos para titularidade - mesmo número de vereadores da Câmara - e 33 para a suplência. Eles vivenciarão a experiência de ser um representante da população na Casa das Leis e poderão conhecer melhor o Poder Legislativo.
Coordenadora em um colégio particular localizado na Avenida Princesa d'Oeste, Valeria Dellafina Costa contou que soube da retomada do programa logo no primeiro dia de inscrições abertas. O interesse em participar veio de experiências anteriores, avaliadas como "muito ricas" para os estudantes. Ela, que coordena o 8º ano, elogiou bastante a organização tradicionalmente feita pela Câmara, citando o bom nível geralmente apresentado como um dos motivos para a adesão do colégio.
"Foi uma experiência muito rica, primeiro por ver o interesse dos adolescentes em relação à política, ao que faz o vereador, como as leis são criadas. Gostamos de perceber que os alunos têm essa curiosidade. No decorrer do Parlamento Jovem nós já percebemos que alguns alunos têm essa característica de se interessar na relação com o outro, de pensar em uma macroestrutura, o que pode ser feito para ajudar cidadãos aqui de Campinas. Tivemos, inclusive, uma menina que teve um projeto de lei que virou um projeto oficial."
Coordenador do 9º ano e Ensino Médio no mesmo colégio, Glauco de Souza Santos ressaltou a importância de conhecer o cenário político local e as questões pertinentes à cidade.
"Ainda há bastante dificuldade em entender diferenças entre Executivo, Legislativo, Judiciário. (Os adolescentes) conhecem pouco o processo de participação política e até a participação deles como cidadãos, então é fantástico ter esse tipo de experiência para eles que estão à beira de começar a participar de um processo eleitoral."
A listagem oficial das escolas que participarão será divulgada no dia 19 de abril, na página do Parlamento Jovem Campinas no site da Câmara, mesmo local em que as inscrições podem ser realizadas. As atividades para eleger os estudantes dentro de cada uma das escolas começarão em maio.
O presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Carlos Rossini (PV), revelou em janeiro, em entrevista exclusiva concedida ao Correio Popular, a vontade de retomar o PJC. Agora, ele destacou que a realização do programa através da Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp) é uma oportunidade rica e importante para que estudantes de escolas públicas e particulares possam ter contato com o Poder Legislativo e replicar as funções de um vereador.
"É uma ação pedagógica que ajuda no desenvolvimento da consciência cidadã e leva para dentro das escolas a oportunidade de os estudantes terem contato com essa realidade, que é a da Câmara Municipal. Eu tenho estimulado essa iniciativa enquanto presidente. Cumprimento a Elecamp e agradeço a todas as escolas através dos diretores, professores e estudantes que vão aderir ao programa."