pandemia

Busca por exames de Covid dispara

O aumento no número de casos confirmados da Covid-19 na região tem provocado uma corrida da população por testes para detecção do vírus

Daniel de Camargo
10/07/2020 às 07:46.
Atualizado em 28/03/2022 às 21:15
Antes de realizar o exame, é importante se informar sobre os diferentes tipos existentes no mercado (Matheus Pereira/AAN)

Antes de realizar o exame, é importante se informar sobre os diferentes tipos existentes no mercado (Matheus Pereira/AAN)

O aumento no número de casos confirmados da Covid-19 na região tem provocado uma corrida da população por testes para detecção do vírus nos laboratórios particulares. De acordo com levantamento do Grupo Sabin, nas seis unidades de atendimento na região, entre os meses de abril e junho deste ano, a procura pelo exame no modelo RT-PCR cresceu quase 200%, chegando a aproximadamente 2 mil testes apenas no mês de junho. A expectativa do gestor da empresa, o médico Alex Galoro, é que neste mês um novo recorde de exames seja atingido. "Apenas na primeira semana de julho, já realizamos mais de 300 testes, em apenas cinco dias", destaca.  Detalha ainda que a empresa também notou mais procura para as sorologias quantitativas e qualitativas. "Ambos, até agora, somam mais de 1,6 mil testes, em três meses, aqui em Campinas", explica. O especialista afirma ser importante escolher o método mais adequado antes de contratar o serviço. "O PCR e os testes IgG e IgM, os sorológicos, fazem análises distintas. O primeiro é capaz de detectar o material genético do vírus a partir de amostra de fluido nasal do paciente durante a fase aguda da infecção. Por isso, deve ser feito nos primeiros dias de sintomas. Os outros identificam, com uma amostra de sangue, a presença de anticorpos produzidos pelo sistema imunológico caso a pessoa tenha sido contaminada e o corpo já tenha iniciado a produção das ferramentas de defesa. A orientação é que seja feito, no mínimo, após uma semana de sintomas", esclarece. Presente em sete cidades da região, o Laboratório DMS Burnier, que também disponibiliza os mesmos tipos de diagnóstico, registrou aumento de cerca de 70% na procura por testes nas últimas semanas. Gerente comercial da empresa, Mariana Villalva informou que estão sendo realizados aproximadamente 1,6 mil exames por semana. "Para garantir a segurança e comodidade dos pacientes, os testes de sorologia IgG/IgM e teste rápido podem ser realizados nas unidades, por meio de coleta veicular no sistema drive-thru. Também oferecemos a opção de coleta domiciliar para os três testes oferecidos, mediante agendamento prévio pelo número (19) 3829-5370", disse Mariana. De acordo com o Ministério da Saúde, desde o início da pandemia, a capacidade de realização de exames RT-PCR na Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública foi ampliada em 869%. A Pasta anunciou que até 30 de junho foram realizados 1,4 milhão de exames de RT-PCR para Covid-19, sendo 860 mil na pública e cerca de 618 mil na privada. Sobre os testes rápidos, foram realizados no País, um total de 1,4 milhão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por