VIA PÚBLICA

Buraco causa transtorno há um ano no Taquaral

Moradores dizem ter acionado a Prefeitura e a Emdec várias vezes

Cecília Polycarpo Cabalho
15/03/2013 às 05:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 00:33
Buraco na Rua Luiz Otávio, no Taquaral, já foi tapado pelos moradores, mas voltou a abrir: perigo (France Press)

Buraco na Rua Luiz Otávio, no Taquaral, já foi tapado pelos moradores, mas voltou a abrir: perigo (France Press)

Apesar de a Prefeitura de Campinas ter divulgado que o Plano de 100 Dias já tapou pelo menos 5,5 mil buracos na cidade, algumas vias de grande circulação continuam com as mesmas crateras desde 2012. Esse é o caso da Rua Luiz Otávio, no Taquaral. O buraco na via, na altura do número 121, causa transtornos aos motoristas e motociclistas há pelo menos um ano.

Apesar de moradores já terem acionado diversas vezes o 156 da Prefeitura e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A (Emdec) para resolver o problema, nada foi feito. De acordo com o administrador Joel Barros, de 44 anos, toda semana algum condutor precisa esperar pelo guincho para remover o veículo danificado pelo buraco. A situação é pior durante a noite, quando a visibilidade dos motoristas é prejudicada e a via tem tráfego intenso por causa das aulas na Faculdade Anhanguera. “Para quem tem moto é ainda pior, porque eles se machucam quando caem. Ainda não aconteceu nenhum acidente sério, mas o buraco está aumentando a cada dia”, disse Barros.

O administrador, que trabalha em uma loja de material de construção em frente ao trecho, arrecadou uma quantia entre comerciantes e moradores da rua para tapar por contra própria a cratera. “Mas usamos pedra, areia e cimento, e não massa asfáltica. Por isso perdemos todo o trabalho com a chuva. A Prefeitura deveria fazer um serviço decente na rua”, completou. A auxiliar de enfermagem Morgana Lima, de 22 anos, disse que se assusta com o barulho dos carros passando pelo buraco. “Sempre acho que é algum acidente, mas graças a Deus ainda não aconteceu nada mais grave. Todo mundo da rua já ligou para a Prefeitura para resolver o problema”, disse.

A Secretaria de Serviços Públicos informou que 12 equipes de manutenção fazem a operação tapa-buraco na cidade, e que são priorizadas as vias com maior tráfego ou com linhas de ônibus. Não existe previsão para que o problema na Rua Luiz Otávio seja resolvido.

Na Vila Industrial, dois pontos da Rua Francisco Teodoro sofreram afundamento por conta de vazamento de água das galerias pluviais. Quem passou pela via na noite de quarta-feira (13) se assustou ao se deparar com as profundas depressões. A rua de paralelepípedos ficou parcialmente interditada nesta quinta (14) durante o dia todo.

De acordo com a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa), técnicos da empresa resolveram o problema do vazamento de água. Hoje, uma empreiteira irá até o local para fazer o nivelamento e recolocar os paralelepípedos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por