TRANSPORTE PÚBLICO

BRT Ouro Verde ganha duas novas linhas a partir do dia 26

BRT11 e BRT12, assim como o novo Terminal Campos Elíseos, entram em operação na mesma data

Da Redação
17/01/2024 às 08:53.
Atualizado em 17/01/2024 às 08:53
BRT12 partirá do Terminal Campos Elíseos, que receberá sete novas linhas alimentadoras; elas promoverão a integração dos bairros do Ouro Verde às linhas BRT (Kamá Ribeiro)

BRT12 partirá do Terminal Campos Elíseos, que receberá sete novas linhas alimentadoras; elas promoverão a integração dos bairros do Ouro Verde às linhas BRT (Kamá Ribeiro)

A população do Ouro Verde passa a contar com mais duas linhas do BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) e poderá utilizar o novo Terminal BRT Campos Elíseos, a partir do dia 26 de janeiro, sexta-feira da próxima semana. O prefeito Dário Saadi (Republicanos) anunciou na terça-feira (16) mais uma etapa da operação do Corredor BRT Ouro Verde, coordenada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp).

As novas linhas BRT11 (Terminal Vida Nova/Corredor Central) e BRT12 (Terminal Campos Elíseos/Corredor Central) se juntam à BR10 (BRT Ouro Verde) na circulação pelo Corredor Ouro Verde, e o Terminal BRT Campos Elíseos, localizado na rua Bragança Paulista, entra em operação. “Assim como ocorreu no Campo Grande, optamos por essa fase de transição para que ocorra a migração natural das linhas convencionais para as alimentadoras. Estamos apostando no ganho de tempo para atrair os usuários para o sistema BRT. Dez minutos para quem pega ônibus todos os dias é uma grande diferença”, observou o prefeito Dário Saadi.

“Estamos conseguindo ampliar a operação do BRT. Começamos pelo Campo Grande e esse é mais um passo vencido, agora em benefício dos usuários do Ouro Verde. Mais opções de linhas BRT e menos tempo de espera pelos ônibus em um sistema de transporte mais eficiente, mais ágil, com mais conforto e qualidade aos usuários”, avaliou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Destaco aqui o empenho das equipes da Emdec, fizemos uma série de adequações para viabilizar a operação no Terminal Campos Elíseos”, completou.

LINHAS ALIMENTADORAS

Além das três linhas BRT, o Terminal Campos Elíseos receberá sete novas linhas alimentadoras, fora as convencionais 140 (Terminal Vila União) e 142 (Jardim Santa Terezinha): 144 (Jardim Capivari), 155 e 156 (Terminal Vila União), 165 (Jardim Pauliceia), 166 e 167 (Terminal Vila União) e 406 (Jardim Maria Rosa). As sete entram em operação também a partir de 26 de janeiro. Elas promovem a integração dos bairros do Ouro Verde às linhas BRT e terão um veículo na frota.

A nova operação proporciona opção de deslocamento pelo Corredor Amoreiras (BRT11) e pelo Corredor Perimetral (BRT12), com ganho de tempo de 10 minutos na opção pelas linhas BRT e de cinco minutos por meio das alimentadoras. O Terminal Campos Elíseos tem 13 mil metros quadrados e integra o trecho 1 do Corredor Ouro Verde. Conta com acessibilidade (piso tátil, rampas e sanitários acessíveis), iluminação em LED, bancos de concreto, catracas eletrônicas e posto de atendimento da Transurc.

CONHEÇA AS NOVAS LINHAS

A linha BRT11 terá seis veículos na frota e intervalos de 20 minutos, com circulação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Terá partida do Terminal Vida Nova e acessa o Centro pelo Corredor Amoreiras e atenderá cinco terminais (Vida Nova, Santa Lúcia, Campos Elíseos, Central e Mercado) e sete estações BRT (Marajó, Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge), além do Corredor Central (Rótula – paradas nas avenidas Irmã Serafina/Allan Kardec, Anchieta/Prefeitura e CPFL, Dona Libânia e Orosimbo Maia).

A linha BRT12 terá seis veículos na frota e intervalos de 10 minutos, com circulação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Terá partida do Terminal Campos Elíseos e seguirá pelo Corredor Perimetral. Serão atendidos três terminais (Campos Elíseos, Mercado e Central) e oito estações (Pompeia, Cidade Jardim, Jardim Miranda, Aurocan, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária), além do Corredor Central.

Para viabilizar a nova operação, as linhas 140 (Terminal Vila União), 141 (Jardim Capivari), 142 (Jardim Santa Terezinha), 162 (Jardim Pauliceia) e 163 (Jardim Campos Elíseos) deixam de circular pelo corredor exclusivo e passam a atender aos pontos à direita. Os usuários serão orientados a experimentar e migrar para o BRT para um deslocamento mais rápido. A linha 130 (Terminal Vida Nova) deixa de operar e a 131 (Terminal Vida Nova) ganha mais três veículos na frota, totalizando 13.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por