EM AUDIÊNCIA NA Câmara

BRT Ouro Verde deve entrar em operação dia 31 de março

Emdec promete conclusão total do BRT20 Campo Grande para 28 de abril

Israel Moreira/ [email protected]
18/03/2023 às 09:18.
Atualizado em 18/03/2023 às 09:18
BRT/Corredor Ouro Verde será liberado para tráfego a partir do próprio terminal Ouro Verde, menos o trecho ainda em obras no bairro Vida Nova (Alessandro Torres)

BRT/Corredor Ouro Verde será liberado para tráfego a partir do próprio terminal Ouro Verde, menos o trecho ainda em obras no bairro Vida Nova (Alessandro Torres)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes anunciaram o início das operações do BRT10 Ouro Verde para o fim do mês de março, dia 31, e a conclusão total do BRT20 Campo Grande para 28 de abril desse ano.

O anuncio ocorreu em audiência pública realizada na sexta-feira (17) à tarde no plenário da Câmara Municipal e contou com presença do presidente da Emdec, Vinicius Riverete e o Secretário de Transportes, Fernando de Caires Barbosa. A audiência foi convocada pelo vereador Rodrigo da Farmadic (União) e contou com as participações dos vereadores Cecílio Santos (PT), Professor Alberto (PL) e Edison Ribeiro (União). 

Segundo Riverete, as operações do BRT10/Corredor Ouro Verde que se iniciam em 31 de março em horários de pico, atenderá as estações com o trajeto a partir do próprio Terminal Ouro Verde, Santa Lucia, Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mario Gatti, João Jorge e Terminal Central, com os sentidos divididos em dois horários. De manhã, sentido Ouro Verde/Centro e a tarde, Centro/Ouro verde.

Para o BRT20 Campo Grande, que já opera parcialmente desde novembro de 2022, a data de início das operações das estações que ainda não foram liberadas, seria em 28 de abril. Estações Boa Esperança, Bela Aliança, Bandeirantes, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Terminal Mercado. Os sentidos e horários das linhas serão os mesmos da linha Ouro Verde.

Sobre as estruturas das estações e trajetos do BRT que serão entregues a população, a iluminação foi um dos pontos questionados na audiência. Para o secretário Fernando Caires, toda a iluminação já está sendo regularizada por toda a extensão das linhas operacionais, bem como acessibilidade das estações e corredores. "Se ainda há estações ou corredores que não apresentam condições de acessibilidade para deficientes visuais ou usuários de cadeiras de roda, vamos tomar providências urgentes para resolução rápida e necessária," reforçou o secretário.

Licitações

A determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que suspendeu o andamento do processo licitatório para a nova concessão de transporte público em Campinas, ação essa, movida pelo sindicato que representa as empresas de transportes da cidade (Setcamp), ainda geram dúvidas na população.

No início do mês de março (1º), a decisão foi anunciada pelo conselheiro do TCESP, Dimas Ramalho, um dia antes da entrega de envelopes contendo as propostas. A análise prévia feita sobre o edital indicou, entre outros problemas, possíveis inconsistências na forma como a Prefeitura prevê a remuneração das empresas.

"Acabei de determinar a paralisação de uma licitação estimada em R$ 7,7 bilhões para prestação de serviços de transporte público no município de Campinas ao longo de 15 anos, na Sessão Plenária do Tribunal de Contas do Estado de SP."
No ano passado, o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Idec) já alertava sobre a necessidade de mais clareza em pontos como a remuneração dos concessionários. A avaliação era de que a proposta por oferta de serviço adotada é boa e está alinhada às práticas mais modernas adotadas em editais, mas a entidade destacou que os critérios não estavam claros, como explicou ao Correio Popular em agosto de 2022 o coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Idec, Rafael Calábria.

"A remuneração proposta na apresentação da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) é mista, contendo uma parte de 'pagamento por custo', chamado de pagamento por oferta, e outra parte de 'pagamento por passageiro', conhecido por pagamento por demanda, e não deixa claro qual o peso que cada componente terá na remuneração final dos empresários."

A reportagem do Correio Popular perguntou se havia prazo para resposta do TCE sobre o desbloqueio da Licitação, Riverete informou que aguarda a decisão do TCE após o questionamento da Emdec realizado na semana passada.

Custos

Em agosto de 2020, com a liberação do trecho de 1,5km do corredor BRT Campo Grande na Avenida John Boyd Dunlop, região do Jardim Londres, a Emdec estimou que os custos da maior obra de Mobilidade Urbana em andamento no país envolvem a construção de três corredores BRT - Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. Serão 36,6 quilômetros de corredores, 18 pontes e viadutos, 37 estações e seis terminais. Com custo total de R$ 451,5 milhões, a obra beneficiará, diretamente, 450 mil pessoas. A Emdec e a Secretaria de Transportes foram questionadas sobre quais seriam os valores atuais da BRT e os custos de manutenção principalmente das estações não inauguradas, até o fechamento dessa edição, não houve respostas.

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