TRANSPORTE PÚBLICO

BRT muda paisagem na John Boyd

Avenida recebe obras para a instalação de estações de transferência e terminal de ônibus

Rogério Verzignasse
06/09/2018 às 07:20.
Atualizado em 22/04/2022 às 12:34
Via marginal à John Boyd recebeu os pontos de ônibus que antes existiam na via expressa: serviços devem durar aproximadamente oito meses  (Thomaz Marostegan/Especial para AAN)

Via marginal à John Boyd recebeu os pontos de ônibus que antes existiam na via expressa: serviços devem durar aproximadamente oito meses (Thomaz Marostegan/Especial para AAN)

A Avenida John Boyd Dunlop – principal ligação entre o Centro e o Distrito do Campo Grande – recebe intervenções estratégicas do projeto de implantação do Corredor BRT. As obras já acontecem nos três quilômetros localizados entre a Rodovia dos Bandeirantes e o Jardim Satélite Íris. O trecho começa a ser adequado para receber um terminal de ônibus e três estações de transferência. O motorista precisa ficar atento. Com a interdição do tráfego no sentido bairro-Centro, os veículos devem transitar pela marginal. Os serviços por ali devem durar oito meses, e vão exigir paciência. É que 60 mil veículos circulam pela via a cada dia. Serão inevitáveis os pontos de lentidão. Mas é o preço que se paga para que aquela região possa ganhar, em breve, um sistema de transportes que promete ser rápido e eficiente. Antes mesmo das intervenções importantes, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vinha executando ações pontuais na via. As ruas que compõem a via marginal à John Boyd, por exemplo, já receberam os pontos de ônibus que antes existiam na via expressa. Também foi adotado o sentido único de direção e o trecho foi sinalizado, de modo a garantir a fluidez do tráfego. Segundo Carlos José Barreiro – presidente da Emdec e secretário municipal de Transportes –, podem acontecer correções pontuais na malha viária, com a execução das obras mais complexas. “Nossa maior preocupação é garantir que as obras não atrapalhem a vida de motoristas, pedestres e usuários do transporte público”, diz. Até agora, explica o secretário, o cronograma de obras foi cumprido à risca. Barreiro anuncia que, em outubro, pontos do corredor já possam ser usados por ônibus do sistema atual. Essencial A John Boyd recebe atenção especial da secretaria porque ela será essencial na implementação definitiva do Bus Rapid Transit (BUS). Na maior avenida da cidade – são 15 quilômetros de extensão, em cada sentido – a via comporta nada menos que onze linhas do sistema de transporte coletivo, que servem a 63,5 mil passageiros por dia. E é fato que, por ali, a paisagem já mudou bastante. Em outubro do ano passado, foram concluídas novas faixas de rolamento sob o viaduto da linha férrea, no Jardim Florence. A largura do trecho dobrou. Ainda em 2016, foi liberado ao tráfego o viaduto de acesso ao Shopping Parque das Bandeiras. Corredor terá pavimento rígido A implantação dos três corredores BRT – Ouro Verde, Campo Grande e Perimetral – envolvem obras de limpeza da área, terraplanagem, drenagem, contenções e pavimentação. Os trechos exclusivos para ônibus ganham pavimento rígido e intervenções estruturais. Nos próximos dias, vão acontecer ações muito importantes para a execução do projeto: a interligação entre os corredores Perimetral e Campo Grande e a construção de uma ponte sobre o Córrego do Asilo.

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