obras na avenida

BRT muda o trânsito na João Jorge

A Emdec finalizou os últimos detalhes para o fechamento total do corredor de ônibus

Da Agência Anhanguera
06/11/2019 às 07:42.
Atualizado em 30/03/2022 às 10:32

Depois de ocupar a Avenida das Amoreiras, as obras de implantação do BRT Ouro Verde — o sistema de corredores exclusivos de ônibus — chegaram ontem à Avenida João Jorge. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) — responsável pelo sistema de trânsito na cidade — finalizou os últimos detalhes para o fechamento total do corredor de ônibus. Os últimos abrigos para os usuários do transporte, nas vias marginais, estavam sendo instalados ontem. As barreiras de concreto para a interdição do corredor já estão alocadas em pontos estratégicos para o fechamento da via. Os trabalhos de construção da pista serão estendidos para cerca de 700 metros da avenida, no trecho a partir da Amoreiras até a altura da Rua Francisco Teodoro. Para a execução das obras, o corredor de ônibus da Avenida João Jorge será totalmente interditado. Os ônibus passaram a circular nas vias marginais. A previsão inicial de duração dos trabalhos é de seis meses. As obras consistem na demolição do atual corredor e execução do pavimento de concreto para os veículos do BRT. Paralelamente, também serão construídas as estações dos ônibus convencionais e a Estação BRT João Jorge. Por conta da circulação dos ônibus nas vias marginais, a Emdec programou rotas alternativas para que os motoristas evitem a região em obras. A recomendação é que os motoristas utilizem as rotas alternativas para otimizar o percurso e evitar o tráfego na região impactada. No sentido Centro — bairro, os motoristas que estiverem nas avenidas Senador Saraiva e Benjamin Constant poderão seguir pelo Túnel Joá Penteado para acessar a Prestes Maia, Viracopos, Amoreiras, Washington Luís ou Avenida da Saudade. No sentido bairro — Centro, os motoristas que trafegam pela Avenida Prestes Maia poderão acessar o túnel ou a Avenida Aquidabã para evitar a João Jorge. A partir do dia 12 de novembro, será bloqueada a transposição da João Jorge para acesso à Avenida General Carneiro. A Emdec programou desvio pelas vias Francisco Teodoro, São Carlos e Dr. Salles Oliveira, cruzando a João Jorge e acessando novamente a Francisco Teodoro até chegar à General Carneiro. No cruzamento entre as vias Francisco Teodoro e General Carneiro, será implantado novo conjunto semafórico. A rota alternativa garante o acesso às avenidas Washington Luís e Saudade. Para viabilizar o desvio, a Emdec promove inversão do sentido de tráfego em trechos de duas vias na região da Vila Industrial, a partir do dia 12 de novembro. Na Rua São Carlos, a alteração ocorre no trecho entre as vias Francisco Teodoro e Sete de Setembro, com o tráfego de veículos fluindo neste sentido. Na Rua Francisco Teodoro, a alteração será no trecho em frente à Administração Regional 1, entre as vias Augusto Duarte Ribeiro e Sete de Setembro, neste sentido. Transporte A interdição do corredor da Avenida João Jorge provoca alterações também nos pontos das linhas dos eixos Ouro Verde, Washington Luís e Santos Dumont. Quatro pontos serão remanejados gradativamente, sendo um no sentido Centro e três no sentido bairro. Ontem, dois pontos localizados no corredor foram transferidos para as vias marginais, na altura da Igreja Universal e da Caixa Econômica Federal. No dia 12, outros dois pontos serão remanejados. Agentes da Mobilidade Urbana circulam pelo trecho em obras, monitorando o trânsito e auxiliando na segurança e fluidez da circulação viária. Eles também orientam os usuários do transporte público coletivo sobre as alterações nos pontos de ônibus. A população pode esclarecer dúvidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. BRT Ouro Verde A nova frente de obras do BRT integra o trecho 1 do Lote 3 do Corredor Ouro Verde, que tem início na Avenida João Jorge, segue por toda a Avenida das Amoreiras até o Terminal Campos Elíseos. No total, o BRT Ouro Verde terá 14,6km de extensão, saindo da região central, seguindo pelas vias João Jorge, Amoreiras, Piracicaba, Ruy Rodriguez, passando pelo Terminal Ouro Verde, Camucim até o Terminal Vida Nova. Ao final dos trabalhos, o corredor na Avenida João Jorge terá quatro faixas de rolamento para os ônibus, sendo duas por sentido. Para os veículos em geral, segue a atual configuração, com três faixas por sentido. Os três corredores BRT do município — Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral — têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020.

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