mobilidade

BRT inaugura trecho no Corredor Campo Grande

Com a liberação, que desafoga a região do Garcia, 13 quilômetros dos três eixos da obra estão abertos à circulação

Da Agência Anhanguera
15/07/2020 às 07:54.
Atualizado em 28/03/2022 às 21:38
Área liberada entre a Avenida Transamazônica e Hospital da PUC (Matheus Pereira/AAN)

Área liberada entre a Avenida Transamazônica e Hospital da PUC (Matheus Pereira/AAN)

O sétimo trecho de obra do BRT de Campinas, de 1,5 quilômetro, foi entregue ontem pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), dentro das comemorações do aniversário de Campinas. O trecho, na Avenida John Boyd Dunlop entre a Avenida Transamazônica e Hospital da PUC Campina,s integra o corredor Campo Grande. Com a liberação, 13 quilômetros de corredores Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral estão abertos à circulação. Segundo o presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, a extensão inaugurada libera o trânsito no Jardim Garcia, Paulicéia, Jardim Londres e Vila Castelo Branco. A região liberada para circulação integra o Lote 2, Trecho 2, da implantação do BRT, que vai da Vila Aurocan até o viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes, com 5 km de extensão. Também foi liberada para circulação a transposição da Avenida JBD pela Rua Domício Pacheco e Silva. Conhecido como "Balão do Londres", o ponto passou por completa reconfiguração geométrica. "Quero agradecer aos moradores da região do Jardim Londres, que souberam compreender os momentos iniciais da obra nesta região que é tão movimentada", disse o prefeito. O trecho liberado conta com dez faixas de rolamento no total. São quatro faixas expressas para os veículos em geral (duas por sentido) na Avenida JBD; e outras quatro faixas (duas por sentido) nas marginais (ruas Oswaldo Oscar Barthelson e José Rosolem). No Corredor BRT, são duas faixas exclusivas para o sistema de transporte público coletivo (uma por sentido), junto ao canteiro central. O trecho inaugurado ontem atende 15 linhas do transporte público coletivo, que circulam na região. No total, 76 mil usuários serão beneficiados com a melhoria da fluidez viária e redução do tempo de viagem. Sete linhas de ônibus do sistema convencional passam a circular na faixa exclusiva, com pontos de embarque/desembarque provisórios junto às estações. São elas: 210, 212, 221, 222, 223, 224 e 229. Juntas, essas linhas transportam 43 mil passageiros mensalmente. Outras oito linhas de ônibus seguem utilizando as marginais da Avenida JBD, com embarque e desembarque pela faixa da direita. São elas: 116, 134, 211, 214, 220, 230, 231 e 241. São 33 mil passageiros transportados mensalmente. Também pelas marginais, irá circular a linha 289 (Itajaí / Terminal Mercado - Corujão), durante a madrugada. O BRT é a maior obra pública da história de Campinas, são quase 37 km de corredores e já atingimos 95% de pavimentos completamente concluídos”, detalhou Barreiro. O BRT Campo Grande tem 17,9 km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida John Boyd Dunlop, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí. EVOLUÇÃO DAS OBRAS 95% dos corredores pavimentados 70,63% das obras em desenvolvimento Lote 1: 82,88% | Trecho 1 do Corredor Campo Grande (4,3 km), que liga a região central à Vila Aurocan | Corredor Perimetral (4,1 km). Lote 2: 68,05% | Trechos 2, 3 e 4 do Corredor Campo Grande, que liga a Vila Aurocan até o Terminal Itajaí (13,6 km) Lote 3: 68,03% | Trecho 1 do Corredor Ouro Verde, que liga a região central até a Estação Campos Elíseos (4,8 km) Lote 4: 66,65% | Trechos 2 e 3 do Corredor Ouro Verde, que liga a Estação Campos Elíseos até o Terminal Vida Nova (9,8 km)

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