mobilidade urbana

BRT gera intervenções na Burnier

Obras de implantação do Sistema BRT - ônibus de trânsito rápido que vão trafegar em corredores exclusivos - resultam em novas intervenções

Da Agência Anhanguera
03/07/2020 às 07:55.
Atualizado em 28/03/2022 às 23:44
Nova etapa avança nas novas intervenções na região central de Campinas, próximo ao Mercadão (Matheus Pereira/AAN)

Nova etapa avança nas novas intervenções na região central de Campinas, próximo ao Mercadão (Matheus Pereira/AAN)

Obras de implantação do Sistema BRT – ônibus de trânsito rápido que vão trafegar em corredores exclusivos - resultam em novas intervenções na região central de Campinas, próximo ao Terminal Mercado. A Emdec – empresa municipal responsável pelo sistema de trânsito – interditou ontem a faixa esquerda da Avenida João Penido Burnier, no trecho entre as vias Culto à Ciência e Dr. Mascarenhas. Isso provocou também mudanças em vários pontos de ônibus. Esse ponto já recebe, no sentido oposto da avenida, obras de construção das estações do novo Terminal BRT Mercado. Nesta nova etapa, será realizada a construção do pavimento de concreto para os veículos BRT, além da execução de sistema de drenagem. A previsão inicial é que os trabalhos se estendam por cerca de 45 dias. Além da faixa da Penido Burnier, também haverá bloqueio na Rua Saldanha Marinho, no trecho entre as vias Sebastião de Sousa e Dr. Mascarenhas. A Emdec programou desvio pelas avenidas Benjamin Constant e Andrade Neves. O acesso local será garantido. A entrega das obras do BRT, que estava prevista para acontecer em junho, foi adiada para setembro. Segundo a Secretaria de Transportes, o atraso é consequência da pandemia do coronavírus. “Nós tivemos problemas com fornecedores que atrasaram a entrega de alguns equipamentos. Também tivemos que readequar a maneira de trabalho dos funcionários por causa da pandemia”, disse o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, em meados do mês passado. Transporte O ponto de ônibus localizado na Avenida João Penido Burnier foi remanejado cerca de 50 metros, próximo da altura da Rua Culto à Ciência. Quinze linhas de ônibus do transporte público coletivo circulam na região: 132, 212, 212.1, 213, 244, 264, 341, 349, 357, 366, 367, 385, 386, 396 e 403. Agentes da Mobilidade Urbana circulam pela região em obras, monitorando o trânsito e auxiliando na segurança e fluidez da circulação. A população pode esclarecer dúvidas sobre a implantação dos Corredores BRT pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. Campo Grande A nova frente de obras integra o Lote 1, Trecho 1 da implantação dos Corredores BRT. O trecho 1 compreende a ligação entre a região central até a Vila Aurocan, com extensão de 4,3 km; além de todo Corredor Perimetral, com 4,1 km. O responsável pelo Lote 1 é o Consórcio Corredor BRT Campinas, formado pela Arvek, D. P. Barros, Trail, Enpavi e Pentágono. As obras do Corredor BRT Campo chegaram à região central em agosto de 2019, quando um trecho da Avenida João Penido Burnier foi interditado, entre a Rua Saldanha Marinho e o acesso à Avenida Senador Saraiva. O Corredor BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, com início na região central, ao lado do Terminal Mercado; seguindo pela futura Estação Rodoviária, leito desativado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), Avenida John Boyd Dunlop, a partir da Vila Aurocan; chegando até o Terminal Itajaí. Juntos, os três corredores BRT do município - Campo Grand+e, Ouro Verde e Perimetral – somam 36,6 km de extensão. O projeto contempla 18 pontes e viadutos, 37 estações e seis terminais. Com custo total de R$ 451,5 milhões, a obra beneficiará, diretamente, 450 mil pessoas.

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