As estações contam com estrutura metálica, iluminação em LED e semáforos para orientação dos ônibus (Divulgação Emdec)
O BRT campineiro estará 100% operacional, a partir da próxima sexta-feira, 25 de abril, quando começa a funcionar o novo Terminal BRT Ouro Verde, que fica na avenida Ruy Rodriguez. Serão atendidas no novo espaço as linhas paradoras BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova), com mais conforto, segurança, exclusividade e acessibilidade aos usuários. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) programou o início da nova operação para às 4h.
A BRT10 migra, portanto, do antigo terminal para a nova estrutura BRT. E a BRT11, que parte do Terminal Vida Nova, passa a atender ao novo Terminal Ouro Verde. Os usuários deverão acessar o terminal pelas catracas eletrônicas, com uso de Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone. As travessias devem ser feitas pelas passarelas, que ligam o antigo terminal e o Hospital Ouro Verde à estrutura do BRT.
A operação do Corredor Ouro Verde teve como últimas etapas o início do atendimento dos terminais Vida Nova, no dia 28 de março e, agora, do Ouro Verde. Ao todo, são quatro terminais e 15 estações no Corredor Ouro Verde. Os Corredores Campo Grande (três terminais e 17 estações) e Perimetral (quatro estações) já estão 100% operacionais.
“A região do Ouro Verde conta com três linhas BRT e duas delas vão atender ao novo terminal, beneficiando o número estimado de 27 mil passageiros”, destaca o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete.
A BRT10 começou a circular em março de 2023. As partidas do Terminal BRT Ouro Verde vão ocorrer entre 4h35 e 0h17; e do Terminal Central entre 5h10 e 0h47; com intervalos de 11 minutos nos picos. Ela atende quatro terminais BRT (Ouro Verde, Santa Lúcia, Campos Elíseos e Mercado) e o Terminal Central, além de nove estações e o Corredor Central. Criada em janeiro.
Criada em janeiro de 2024, a BRT11 circula todos os dias. Agora, terá intervalos de 11 minutos no pico da manhã e 12 minutos no pico da tarde. Em dias úteis, a primeira partida do Terminal BRT Vida Nova será mantida às 4h30 e a última às 0h10. E do Terminal Central, terá partidas entre 5h15 e 0h50. Ela agora atenderá cinco terminais BRT (Vida Nova, Ouro Verde, Santa Lúcia, Campos Elíseos e Mercado) e o Terminal Central, além de 10 estações e o Corredor Central.
Fica mantido o atendimento das linhas convencionais e alimentadoras ao antigo Terminal Ouro Verde. São elas: 101, 102, 103, 104, 105, 106, 107, 108, 109, 110, 111, 112, 113, 116, 119, 120, 122, 123, 125, 128, 129, 132, 134, 180, 196, 198, 205 e 239.
Nos primeiros dias da nova operação, agentes da mobilidade urbana e educadores da Emdec distribuem folhetos informativos para orientar usuários.
Com área total de 26 mil metros quadrados, o novo Terminal BRT Ouro Verde é integrado ao antigo terminal e ao Hospital Ouro Verde. Tem como diferenciais as estruturas de acesso e circulação, já que conta com elevadores, passarelas e escadas rolantes.
As estações BRT contam com estrutura metálica, iluminação em LED, semáforos para orientação dos ônibus, pisos em granito e acessibilidade (rampas e piso tátil), bancos metálicos e lixeiras. O espaço está recebendo nova comunicação visual nos painéis de informações e placas para orientar usuários sobre as travessias seguras.
A Emdec investiu cerca de R$ 469 mil no reforço da sinalização viária (solo e placas) no entorno, incluindo a pintura das travessias de pedestres e execução de sete rampas de acessibilidade. No espaço, também ocorre uma obra complementar realizada pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc): a construção de um sanitário dedicado aos profissionais que atuam no terminal, com investimento de R$ 100 mil.
O Terminal BRT Ouro Verde integra o Lote 4 / Trecho 3 do Corredor BRT Ouro Verde, que conta com 4,1 km de extensão.
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