‘EXPERIMENTA O BRT’

BRT Campo Grande ganha três novas linhas em outubro

Serão 19 veículos adicionais a partir do dia 20, reduzindo o tempo de espera de dez para cinco minutos

Isadora Stentzler/ [email protected]
30/09/2023 às 09:04.
Atualizado em 30/09/2023 às 09:04
Duas das três novas linhas (BRT25 e BRT26) terão como ponto de partida o Terminal Satélite Íris; objetivo é dar celeridade à mobilidade urbana e atrair mais usuários ao serviço (Rodrigo Zanotto)

Duas das três novas linhas (BRT25 e BRT26) terão como ponto de partida o Terminal Satélite Íris; objetivo é dar celeridade à mobilidade urbana e atrair mais usuários ao serviço (Rodrigo Zanotto)

A partir do dia 20 de outubro o BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande passará a atuar com três novas linhas. Elas foram anunciadas na sexta-feira (29) pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos) e pelo presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete, dentro da campanha Experimenta o BRT, que tem como objetivo dar celeridade à mobilidade urbana e atrair mais usuários ao serviço. A expectativa é de que a ação beneficie 83 mil usuários.

“É uma fase de transição em que continuarão existindo as linhas Centro – bairro, como existem, mas nós vamos somar. Nós vamos acrescer mais três linhas e mostrar para o usuário do transporte coletivo que o BRT vai ser mais rápido. O maior benefício é dar mais rapidez ao transporte coletivo do Campo Grande até o Centro da cidade. E queremos que a população experimente o BRT”, afirmou Dário Saadi, no anúncio da ampliação.

As características do BRT foram dimensionadas para garantir mais previsibilidade e pontualidade ao serviço. É um modal moderno, que já está presente em mais de 20 grandes cidades brasileiras.

Pelo novo modelo, duas novas linhas BRT partirão do Terminal Satélite Íris. Uma delas será a linha BRT25, que será paradora (tem embarque e desembarque em todas as estações ao longo do corredor BRT). E a outra linha, a BRT26, será semiexpressa (com parada em pontos específicos).

Uma nova linha BRT, que também será semiexpressa e terá o número BRT21, sairá do Terminal Campo Grande. Ela atuará em conjunto com a linha paradora (BRT20), que já opera desde novembro do ano passado.

As linhas semiexpressas (BRT21 e BRT26) terão pontos em locais específicos: estações Rossin (BRT21); PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária (BRT21 e BRT26). As duas terão como destino o Terminal BRT Mercado.

As duas linhas paradoras operarão ao longo de todo o dia, durante sete dias da semana, enquanto as duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira nos horários de pico (5h às 8h; 16h às 19h).

Estão sendo estudadas para implementação futura três novas estações nas Avenidas Orozimbo Maia, Dr. Moraes Salles e Anchieta.

MAIS VEÍCULOS E ESPERA REDUZIDA

Com a criação dessas linhas, o usuário passará a ter uma oferta maior de veículos no corredor BRT. Para isso, serão incrementados mais 19 veículos, o que diminuirá o tempo de espera de 10 para 5 minutos – o que significa que a cada cinco minutos os usuários poderão pegar ônibus nos pontos BRT.

Para garantir a agilidade, rapidez e conforto na operação do BRT, será necessário que o corredor exclusivo seja utilizado apenas pelos ônibus do sistema. Esses veículos são preparados com piso na mesma altura das estações e o embarque será realizado com a tarifa paga, como já ocorre.

Com isso, as linhas convencionais deixarão de circular pelo corredor exclusivo (pista esquerda), e trafegarão pelo lado direito das vias. São as linhas: 212, 214, 221, 222, 223, 224, 225, 228 229, e 231. Os pontos de parada não sofrerão alterações, uma vez que já estão no lado direito.

Desde sexta-feira (29), uma campanha de esclarecimentos e informações para toda a população começou a ser realizada pelas equipes técnica e de educação da Emdec. Já foram feitos treinamentos nas garagens e estão programadas reuniões com a comunidade e a capacitação de todos os canais de atendimento da empresa, em um esforço para que não haja dúvidas sobre a nova operação. Além disso, haverá campanha nas redes sociais e mídias.

“Nós vamos trabalhar durante 20 dias, passando para a população todas as informações. São novas opções para o usuário. Quanto menos tempo dentro do ônibus, ele (usuário) terá mais tempo com a família, mais tempo de lazer, previsibilidade nos horários dos veículos e mais qualidade de vida”, disse o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Quem soube na sexta-feira da novidade já aprovou a medida. Caso de Fernando de Oliveira, de 41 anos. Ele mora no Satélite Íris 1 e todos os dias pega o BRT no bairro, às 4h, retornando às 17h. Para ele, o maior ganho será o encurtamento do tempo de espera, que passará a ter o intervalo de cinco minutos.

A percepção é compartilhada por Maria Simão, de 50 anos, que também pega BRT no mesmo local. Ela sai às 6h20 e retorna às 17h. “Facilitará para nós porque teremos mais oportunidades de pegar ônibus com intervalos mais curtos”. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por