mobilidade urbana

BRT Campo Grande abre pistas

Trecho de 1 km que fica na Avenida John Boyd Dunlop opera no Jd. Aurélia

Da Agência Anhanguera
02/10/2020 às 07:49.
Atualizado em 27/03/2022 às 23:25
Trecho liberado fica numa região com forte concentração comercial: linhas de ônibus convencional, que transportam 42 mil passageiros por dia, já se beneficiam da obra (Wagner Souza/AAN)

Trecho liberado fica numa região com forte concentração comercial: linhas de ônibus convencional, que transportam 42 mil passageiros por dia, já se beneficiam da obra (Wagner Souza/AAN)

Foi aberto ao tráfego de veículos ontem o trecho de cerca de 1 km do Corredor BRT Campo Grande, na região do Jardim Aurélia, em Campinas. O sistema convencional de transporte público já opera nas faixas exclusivas e as pistas expressas, construídas sob um novo complexo de viadutos, também foram liberadas para a circulação do tráfego. O trecho fica na Avenida John Boyd Dunlop e abrange desde a altura da Avenida Império do Sol Nascente até o Viaduto da Rodovia Anhanguera (SP-330). Sete linhas de ônibus do sistema convencional de transporte público passaram a trafegar no Corredor BRT. São elas: 210, 212, 221, 222, 223, 224 e 229. Juntas, elas transportam cerca de 42 mil passageiros por dia. Dois pontos de ônibus provisórios foram implantados no corredor, na altura do Shopping Unimart, para atender aos usuários destas linhas. Outras oito linhas de ônibus continuam trafegando nas marginais da Avenida JBD: 116, 134, 211, 230, 231, 240, 241 e 249. Juntas, elas transportam cerca de 40 mil passageiros por dia. Os pontos de ônibus existentes nas marginais, na altura do Shopping Unimart, não foram alterados. O trecho conta ainda com a estação BRT Jardim Aurélia, que será ativada futuramente. A extensão liberada possui dez faixas no total. São quatro faixas (duas por sentido) nas pistas expressas e quatro (duas por sentido) nas marginais, destinadas ao tráfego em geral. Duas faixas exclusivas para o sistema de transporte coletivo (uma por sentido), próximas ao canteiro central. As faixas exclusivas são feitas em pavimento de concreto, mais resistentes ao fluxo intenso de veículos. As faixas dedicadas ao tráfego em geral, nas marginais, receberam requalificação asfáltica. A iluminação é em LED, com a fiação subterrânea. A região recebeu sinalização viária; tanto vertical (placas), como horizontal (solo). O canteiro central recebeu paisagismo (implantação de grama) e foram instalados novos conjuntos semafóricos. A velocidade máxima permitida é de 50 km/h ao longo do trecho liberado; e é reduzida para 40 km/h nos pontos que permanecem em obras. As obras incluíram escavações para rebaixamento do eixo das pistas expressas existentes. Com isso, o tráfego de veículos nas faixas expressas e nas faixas exclusivas ocorre nas passagens inferiores, construídas sob a Avenida JBD. Complexo O trecho inclui o primeiro complexo de viadutos do BRT campineiro totalmente ativado, localizado entre as avenidas José Pancetti e Antônio Carvalho Miranda. A alça que permite a transposição no sentido Jardim Miranda - Jardim Aurélia foi liberada para circulação no dia 30 de setembro. Já a alça que viabiliza a transposição no sentido oposto foi ativada em dezembro de 2019, incluindo travessia de pedestres. Formado por dois viadutos, o complexo elimina um ponto de cruzamento em nível, resultando em ganho de tempo nos percursos e privilegiando o transporte público. O viaduto é formado por vias superiores, com 28 metros de vão total; e vias inferiores, com duas pistas de sete metros de extensão e cerca de seis metros de altura.

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