URBANISMO

Bosque terá cara nova no centenário

Projeto para reformas deve atender pedido de frequentadores para aniversário daqui a dois anos

Luciana Félix
17/07/2013 às 08:17.
Atualizado em 25/04/2022 às 08:39

O Bosque dos Jequitibás passará por uma reforma geral até seu centenário, comemorado em 2015. A revitalização do espaço foi anunciada ontem pelo prefeito Jonas Donizette (PSB). O espaço é conhecido por ser o principal pulmão verde e uma das maravilhas de Campinas, e a revitalização é pedido antigo de frequentadores, moradores do entorno e da Associação dos Amigos do Bosque, formada justamente para cobrar melhorias no espaço.

No ano passado a antiga gestão municipal chegou a fazer reuniões com a associação e defensores da área verde para traçar melhorias para o local, que somava uma série de problemas. Chegou até a analisar um projeto de reforma desenvolvido pela associação. Porém, todas as intervenções feitas foram emergenciais. Entre elas a reforma do tanque principal, que chegou a ficar desativado por um ano por causa de um vazamento.

A Prefeitura não informou detalhes sobre a recuperação da área, mas informou que será uma grande intervenção no espaço. “Estamos elaborando um projeto grandioso para comemorar o aniversário de 100 anos do Bosque, 2015”, disse o prefeito. O apelo dos defensores da área é que a Prefeitura dê estrutura ao Bosque, reforme os recintos dos animais, o teatro e amplie a área de lazer. Outro pedido é por melhorias nos banheiros e a criação de uma praça de alimentação, além de criar trilhas na mata.

Obras iniciadas

Na semana passada os dois prédios da administração do Bosque, na entrada do parque, começaram a ser reformados pela Prefeitura. O local estava abandonado há mais de dez anos, quando parte do telhado de uma das construções foi destruído pela queda de uma árvore. Funcionários da Prefeitura com ajuda de reeducandos do sistema prisional começaram a recuperar o telhado e as paredes das construções. A obra deve ser finalizada no fim deste mês.

Além da fachada, as paredes internas das estruturas também serão reformadas e pintadas.

Do lado de fora uma tinta branca vai cobrir a fachada. As janelas e os adornos serão cobertos por tinta na cor verde, para combinar com a vegetação do bosque. O portão de ferro fundido também será pintado da mesma cor. Funcionários começaram a reerguer parte da parede e do telhado quebrado. A estrutura ainda vai receber reboco e pintura.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a recuperação dos prédios faz parte de uma série de reformas no Bosque. “Estamos fazendo a revitalização, dentro e fora. Começamos internamente com a limpeza, pintura de postes, troca de luminárias e lâmpadas, além de recapeamento da via interna que não passava por melhorias há 25 anos”, afirmou o secretário.

“Como não sabíamos se os prédios da administração eram tombados, fizemos um levantamento junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) e vimos que não.

Mesmo assim, procuramos fotos de como eles eram antigamente para restaurá-los. A construção ficou muito tempo abandonada”, afirmou.

Segundo o secretário, a maior parte da mão de obra usada no trabalho de recuperação é de reeducandos que estão sendo supervisionados por funcionários especialistas da Administração.

“A intenção é mostrar que o bem público é bem cuidado. A ideia é dar a impressão da importância do local que comemora seu centenário em 2015. Estamos fazendo uma série de ações para melhorar as condições do Bosque, já que ele tem uma importância muito grande como patrimônio da cidade”, disse.

O secretário afirmou que desde que iniciou as melhorias no local a Prefeitura investiu cerca de R$ 150 mil.

Colaborou Patrícia Azevedo/AAN*

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por