LAZER

Bosque 'Silvia Bellucci' é aberto na região Norte

Família da homenageada se emociona no evento; espaço vai beneficiar cerca de 20 mil moradores

Daniela Nucci
15/04/2013 às 08:12.
Atualizado em 25/04/2022 às 20:22
Prefeito Jonas Donizette solta 30 carpas em lago do novo bosque (Janaina Maciel/Especial para a AAN)

Prefeito Jonas Donizette solta 30 carpas em lago do novo bosque (Janaina Maciel/Especial para a AAN)

A Prefeitura de Campinas entregou na manhã de ontem o bosque Silvia Brandão Bertazzoli Bellucci, no Parque Santa Bárbara, na região Norte da cidade. O espaço de lazer, que vai beneficiar cerca de 20 mil moradores dos Parques Santa Bárbara, Fazendinha e São Judas Tadeu, está dentro do plano de metas dos primeiros 100 dias da gestão Jonas Donizette (PSB), que venceram na última quarta-feira.

A obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), a um custo total de R$ 600 mil. A revitalização do local incluiu a implantação de quiosque, pistas para cooper e para caminhada, playground, equipamentos de ginástica, dois lagos, iluminação, construção de galerias, guias, sarjetas e recuperação das calçadas do entorno da área. “Queremos estimular o convívio da natureza com as pessoas. É um excelente espaço para caminhada, que contribui para uma vida saudável”, disse o prefeito.

“Antes da urbanização, a região era um aterro sanitário e a Prefeitura tinha esta dívida com a população. Hoje é um bosque que não deve nada para outros da região. Cuidem deste lugar e conservem a área, pois este espaço é de vocês.”

Na cerimônia de inauguração, o prefeito lembrou a contribuição de Silvia Bellucci para a sociedade campineira no desempenho de suas funções de médica e como fundadora do Centro Corsini. “Já participei de várias homenagens, mas quando conhecemos a pessoa é outro significado. Conhecia a doutora Silvia antes de me tornar político. Ela lutou muito pela vida, principalmente, pelas pessoas com o vírus HIV, num momento em que a doença estava surgindo. A cidade deve essa homenagem a ela. Este espaço tem a ver com a doutora Silvia”, destacou Jonas. No mesmo instante, o viúvo da homenageada, Sérgio Belluci, fez um pedido ao prefeito. “Se tivesse um cantinho com orquídeas seria perfeito. Eram as preferidas dela”, disse. Jonas aceitou e disse que iria providenciar as flores.

Além do viúvo, estavam presentes os quatro filhos do casal, Maurício, Cecília, Mariana e Thais, e os netos, João Pedro, Gustavo, Marina e Clara (na barriga da mãe). “A emoção é muito grande porque a saudade é grande também. Há quatro meses perdemos a Silvia e ganhamos a permanência dela com este lindo espaço. Isto qualifica o trabalho dela. Ela se dedicava de corpo e alma às atividades comunitárias”, disse Belluci.

Acompanhado dos familiares de Silvia Bellucci, moradores, lideranças do bairro, secretários municipais e representantes do poder Executivo, o prefeito descerrou a faixa de inauguração da área. Em seguida, soltou 30 carpas nos dois lagos do local.

Com uma área de 18.160 metros quadrados, o espaço é constituído por remanescente de mata nativa de serrado característico da região, que estava degradada e servia de descarte de lixo.

“Isso representa a preservação não só da vegetação como também das espécies nativas”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

A assistente administrativa Iolanda Melquiades, de 33 anos, que mora na frente do bosque, comemorou. “O lugar ficou extraordinário. Não tínhamos nenhum tipo de lazer.” Outra que estava empolgada foi a vendedora Lindnalva da Silva, de 44 anos. “Vamos lutar para mantê-lo bonito”, comentou Lindnalva.

O bosque fica aberto diariamente, das 6h às 18h. A partir de setembro, a área ficará aberta até as 21h, dependendo da demanda.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por