Medida foi anunciada após Secretaria de Serviços Públicos finalizar manejo de 98 árvores
Além da remoção das árvores, foram feitas algumas reformas e novas pinturas em alguns áreas, como no parquinho e na academia (Kamá Ribeiro)
O Bosque dos Jequitibás, em Campinas, será reaberto à população neste sábado (12). A informação foi divulgada na quinta-feira (10) pela Prefeitura. Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou que a medida será possível após a conclusão do manejo de 98 árvores. O local, que é uma das principais áreas de lazer da cidade, estava fechado desde o dia 24 de janeiro. Ele é um dos 25 parques e bosques da cidade e recebe mais de 100 mil visitantes por mês, além de ser tombado como patrimônio estadual desde 1970 por se tratar de fragmento original de mata atlântica em meio ao conglomerado urbano. O Bosque dos Jequitibás volta a funcionar de terça-feira a domingo, das 6h às 18h.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que, para reabrir o bosque com segurança aos visitantes, foram suprimidas as árvores que apresentavam algum risco de queda. Ele também ressalta que já iniciou o plantio de mudas em uma antiga trilha que havia no meio do local.
“No total, serão plantadas 25 árvores para cada uma que foi extraída, conforme prevê a legislação. Parte delas será no bosque e outras em praças e áreas verdes da bacia hidrográfica do Ribeirão Anhumas. Iniciamos o plantio no Bosque dos Jequitibás, com 50 mudas de árvores”, disse.
O manejo das árvores do Bosque dos Jequitibás teve início no dia 20 de julho, após aval do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), ligado ao governo do Estado de São Paulo. Inicialmente, eram 75 exemplares, mas durante o trabalho foi detectado a necessidade do corte de mais 23. As espécies que já foram plantadas são aldrago, fedegoso, aroeira pimenteira, embaúba, unha de vaca, guanandi, guaçatonga, bacupari, angico-vermelho, jequitibá rosa, jequitibá branco, entre outras.
50 mudas já foram plantadas e a expectativa é que sejam 25 novas árvores para cada uma que foi extraída, de acordo com o secretário de Serviços Públicos Ernesto Paulella (Kamá Ribeiro)
Inicialmente, a Prefeitura de Campinas trabalhava com o corte de 111 árvores, mas desistiu de remover parte das espécies após contralaudo apresentado pela Comissão Especial de Estudos (CEE) sobre Arborização da Câmara Municipal. Além da própria CEE, o laudo foi encomendado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP). O requerimento foi enviado ao Executivo em maio.
De acordo com a nota divulgada na quinta-feira (10), o parquinho e a academia do parque também passaram por reforma e pintura. A autarquia de Serviços Técnicos de Campinas (Setec) já está avisando os comerciantes que atuam no Bosque dos Jequitibás sobre a reabertura do parque. Das 25 estruturas públicas, apenas o Bosque dos Artistas, no Bairro Swift, segue fechado e com prazo de reabertura prevista para daqui há duas semanas. No local, a Prefeitura realiza reforma da pista de caminhada, bancos, e reparos na sede da administração.
SOBRE O BOSQUE
O Bosque dos Jequitibás é uma das mais antigas áreas verdes de lazer de Campinas. Foi criado em 1884, por Francisco Bueno de Miranda, e adquirido pelo município em 1915. Tem mais de 100 mil metros quadrados e abriga cerca de 200 animais entre mamíferos, aves e répteis. Também possui um complexo de museus, como o Museu de História Natural, Casa dos Animais Interessantes, Aquário Municipal e o Teatro infantil Carlito Maia, entre outros espaços, como parquinho, lojas e lanchonetes.
Uma vez por mês é realizado o Bosque Interativo, evento que permite que os visitantes interajam com alguns animais silvestres, sob supervisão de veterinários e biólogos. Além desta atividade, recebe crianças de escolas e instituições em atividades de educação ambiental.
A equipe do Bosque dos Jequitibás também desenvolve um importante trabalho no apoio à Polícia Ambiental e ao Corpo de Bombeiros. Acolhe e trata de alguns animais resgatados, que depois são devolvidos à vida livre na natureza. Se o animal não tiver mais condições de viver livremente, é abrigado em recintos no parque.
O Bosque dos Jequitibás fica na Rua Coronel Quirino, nº 2, Bosque. Funciona de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. A entrada é gratuita.