RIO PIRACICABA

Bombeiros retomam buscas de 2 operários desaparecidos

Estrutura sobre o Rio Piracicaba desabou; três morreram, dois estão desaparecidos e 5 ficaram feridos

Correio
02/07/2013 às 10:12.
Atualizado em 25/04/2022 às 10:11

O Corpo de Bombeiros retomou às 7h desta terça-feira (2) as buscas dos corpos de dois operários desaparecidos desde segunda (1º), após a queda de um pilar de sustentação de uma obra na ponte que passa sobre o Rio Piracicaba. Os funcionários trabalhavam na obra do novo anel viário de Piracicaba, que fica na Rodovia Laércio Corte (SP-147).

A queda de uma coluna, sustentada por dez vigas, e de um equipamento na obra deixou cinco trabalhadores feridos, três mortos e dois desaparecidos. 

Até o fim da tarde de ontem (1º), os três corpos foram localizados pelos mergulhadores, mas não puderam ser retirados por causa do peso das vigas e estruturas metálicas, o que dificultou o trabalho da equipe do Corpo de Bombeiros. 

O trabalho de resgate, que foi encerrado às 17h da segunda (1°) por causa da falta de luminosidade, envolveu 25 bombeiros, sendo 10 mergulhadores, e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além disso, contou com o apoio de dois helicópteros Águia, da Polícia Militar (PM) — um deles destinado aos resgates aeromédicos, enviado pela PM de Campinas.

Os nomes dos funcionários desaparecidos são Aleandro Souza dos Santos, de 25 anos; Adalto da Silva Dias, de 42; Anderson José de Oliveira, de 36; Divaldo Ferreira Mota, de 41 e Adenilson Morato de Farias, de 25. Não se sabe de quem são os três corpos localizados.

Causas

O pilar que sustentava a ponte não aguentou o peso devido à falha estrutural do projeto, ou seja, por uma questão de engenharia - segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (SintiCompi). Ontem (1º) um laudo preliminar divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba já apontou erro de engenharia - erro na análise do solo onde está sendo construída a ponte do anel viário de Piracicaba foi apontado como a possível causa do acidente.

Veja também

Obra onde operários morreram é embargada Três, dos cinco operários que caíram no rio Piracicaba, ainda estão desaparecidos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por