MOBILIZAÇÃO

Bombeiros buscam homem desaparecido após chuva de sábado

Família acredita que ele foi arrastado pela enxurrada; tempestade também causou alagamentos, quedas de árvores e transtornos em unidades de saúde

Da Redação
05/09/2023 às 09:00.
Atualizado em 05/09/2023 às 09:02
Hipótese é que homem tenha caído em um córrego no Jardim São Vicente, durante tempestade que atingiu Campinas no sábado à noite; em apenas uma hora, foram 62mm de chuva (Rodrigo Zanotto)

Hipótese é que homem tenha caído em um córrego no Jardim São Vicente, durante tempestade que atingiu Campinas no sábado à noite; em apenas uma hora, foram 62mm de chuva (Rodrigo Zanotto)

O Corpo de Bombeiros de Campinas confirmou que está realizando buscas para encontrar um homem de 36 anos que está desaparecido. Ele teria sido arrastado pela forte chuva que atingiu Campinas na noite de sábado. Segundo informações fornecidas pela corporação, o caso aconteceu no Jardim São Vicente. Os bombeiros foram acionados pela família do rapaz após as 23h. A família acredita que ele tenha sido arrastado pela enxurrada e caído em um córrego que corta a região. Na segunda-feira (4) foi o terceiro dia de buscas.

O Centro de Pesquisas Meteorológicas de Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade de Campinas (Unicamp) prevê que o tempo permanece hoje em condições de instabilidade, o que “favorece a ocorrência de novas tempestades, com raios e até granizo”.

Somente em Campinas, segundo a Defesa Civil, foram registrados 62mm de chuva no sábado em apenas uma hora, por volta das 23h. Antes, por volta das 19h, uma outra forte chuva, com ocorrência de granizo, chegou a interromper o dérbi entre Guarani e Ponte Preta por 6 minutos. No Hospital Mário Gattinho, algumas salas ficaram alagadas e crianças que estavam na enfermaria de lactentes precisaram ser transferidas para o pronto-socorro infantil e para o centro cirúrgico.

A recepção, o conforto médico e a Central de Materiais Esterilizados também foram atingidos. O telhado do hospital foi totalmente refeito e a empresa responsável pela instalação da nova cobertura do Mario Gattinho foi acionada. A obra está na garantia.

No Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, um dos nove leitos da sala amarela (média complexidade) teve que ser interditado. A recepção, a sala do raio-x, a telefonia e os corredores do entorno ficaram alagados. O problema já foi solucionado. Nos dois serviços o atendimento não foi paralisado e aconteceu normalmente no domingo.

No Mercado Municipal, o Mercadão, a estrutura provisória também foi prejudicada pela chuva e dois permissionários tiveram seus espaços alagados. A empresa responsável pela execução da estrutura foi acionada e está no local fazendo os reparos necessários. Os permissionários que perderam produtos serão indenizados pela Serviços Técnicos Gerais (Setec) se ficar comprovado que o problema foi causado por falhas na instalação da lona que cobre o espaço provisório. A estrutura foi consertada e os permissionários trabalharam normalmente. O Mercadão passa por uma revitalização e as obras devem ser concluídas entre junho e julho de 2024, quando Campinas completa 250 anos.

Segundo a Defesa Civil, ainda houve cinco alagamentos de imóveis nos bairros Vila Perseu Leite de Bairros (Sudoeste de Campinas), Jardim Chapadão (Norte), Jardim Itayu (Sul) Jardim Leonor (Sul) e Vila Lemos (Sul), duas quedas de árvores – Chácaras do Alto da Nova Campinas (Leste) e Jardim Florence (Noroeste) – e queda de galho de árvore no Jardim São Domingos (Sul).

De acordo com os meteorologistas do Cepagri, Ana Maria Heuminski de Ávila e Bruno Kabke Bainy, a Região Metropolitana de Campinas ainda amanheceu ontem sob nebulosidade esparsa e temperatura de 20ºC, com elevação no decorrer do tempo.

“A condição de instabilidade moderada a forte, aliada ao elevado teor de vapor de água na região, proporcionam um ambiente favorável à ocorrência de tempestades localmente severas, caracterizas sobretudo por muitas descargas elétricas, chuva intensa e volumosa, granizo e, em menor probabilidade, fortes rajadas de vento.” 

Para hoje, a previsão é de céu parcialmente nublado, com previsão de tempestades sobretudo na madrugada (remanescentes dos sistemas que se desenvolverem no Estado na noite da segunda-feira) e entre a tarde e a noite.

“A condição de vento em diferentes altitudes é mais favorável à formação de tempestades mais organizadas, com maior abrangência espacial e duração, o que potencializa os impactos e riscos associados, como alagamentos e enxurradas”, aponta o informativo do tempo publicado no site do Cepagri.

As temperaturas ficam entre 18˚C e 28˚C. A partir do entardecer, os ventos ganham intensidade moderada a forte (velocidades constantes em torno de 30 km/h) e com rajadas ocasionais da ordem de 50 km/h.

Para quarta-feira, a tendência para a quarta-feira é de céu nublado a encoberto, com possibilidade de pancadas de chuva. A condição de ventos moderados a fortes, com rajadas ocasionais, permanece até a noite.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por