Empréstimo de R$ 630 milhões é para a finalização das obras do novo terminal de passageiros do aeródromo internacional; trabalhos serão retomados em maio
Toda operação será transferida para o novo terminal de passageiros até março de 2015 ( Reprodução)
O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou à concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) o empréstimo de R$ 630 milhões para a finalização das obras do novo terminal de passageiros do aeródromo internacional em Campinas. Os trabalhos serão retomados em maio e a expectativa é que a unidade esteja funcionando plenamente em setembro. As negociações começaram no ano passado. Por falta de recursos, os trabalhos de acabamento dos píeres B e C seguem em ritmo lento desde o final da Copa do Mundo de 2014. O valor pleiteado não foi revelado. O contrato do novo financiamento está em fase de registro em cartório e o valor deve sair esta semana. Segundo previsão dada pela empresa no ano passado, o terminal deveria ter sido entregue em março de 2015, mas o prédio continua 95% concluído. Essa, porém, já era a segunda data estipulada para a entrega: o documento de concessão do aeródromo à ABV estipulava que o terminal deveria ficar pronto em maio de 2014. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autuou oficialmente a empresa pelo atraso, mas o valor da multa até agora não foi estipulado e depende do processo de defesa da concessionária.A negociação do empréstimo levou cinco meses, o que atrasou ainda mais a entrega completa do terminal. A concessionária não comenta o motivo da demora da liberação, mas a UTC Participações, que é sócia da ABV, é alvo da operação Lava-Jato, da Polícia Federal. O primeiro financiamento de longo prazo obtido em 2013, de R$ 1,5 bilhão, e a emissão de R$ 300 milhões em debentures, não foram suficientes para terminar os píeres. Hoje, trabalham na obra 500 funcionários do Consórcio Construtor Viracopos (CCV) e de empresas terceirizadas, menos de 10% da quantidade de pessoas do início da ampliação (6 mil).O BNDES foi procurado pelo Correio, mas a assessoria de imprensa informou que só fornece dados sobre financiamentos já contratados.O recurso dará a ABV fôlego para terminar o acabamento do saguão central, onde ficam os balcões de check -in, e concluir as obras do Píer C (doméstico) e Píer B (doméstico e internacional). Serão feitas a instalação de sistemas de cabos e ar-condicionado, além da finalização dos espaços para lojas. O diretor de engenharia do consórcio, Gustavo Müsnich, explicou que o aditivo é necessário por causa de mudanças no projeto inicial. O edital de concessão de 30 anos exigia capacidade do aeroporto para 14 milhões de passageiros por ano, mas a concessionária decidiu fazer planos para 25 milhões, divididos em diversos ciclos de investimentos, pensando em demandas futuras.RescisãoO CVV rescindiu contrato de R$ 300 milhões com a empreiteira Andrade Mendonça por falta de recursos no ano passado. O rompimento, segundo a concessionária, foi amigável e motivado pelo atual estágio de finalização do novo aeroporto. O Píer A entrou em operação com voos comerciais regulares em outubro de 2014. No ano passado, ele passou a receber 39 voos internacionais por semana.Os voos comerciais regulares domésticos começaram em 14 de outubro e os internacionais, no dia 29 de novembro. Está em pleno funcionamento o Píer A (internacional), parte do processador central de passageiros, o novo edifício-garagem, com 4 mil vagas, 400 mil metros quadrados de pátios e taxiways para aeronaves e as novas vias de trânsito internas.A entrega do terminal começou no mês de junho de 2014, com a utilização do Píer A por sete delegações estrangeiras que disputaram a Copa do Mundo, em um total de 50 voos. A primeira seleção a desembarcar no Novo Aeroporto de Viracopos foi a da Costa do Marfim, no dia 6 de junho. Para acomodar melhor os passageiros que utilizam o atual terminal, recebeu R$ 100 milhões em investimentos desde que a ABV assumiu Viracopos.