Assinatura do contrato de financiamento do Trem Intercidades e de outros três projetos de mobilidade urbana de São Paulo correu ontem em Brasília; sistema de transporte deverá beneficiar 11 municípios e 15 milhões de pessoas (Ricardo Stuckert/PR)
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmou ontem com o Estado de São Paulo e com a Prefeitura da capital paulista quatro contratos de financiamento para obras de infraestrutura e mobilidade, no total de R$ 10,65 bilhões. As ações integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e envolvem as obras de implantação do Trem Intercidades (TIC), que fará o transporte expresso de passageiros entre Campinas e São Paulo, de expansão do metrô, de execução de trecho do Rodoanel e para compra de ônibus elétricos.
De acordo com o presidente do BNDES, Aloysio Mercadante, nos últimos 10 anos o banco financiou apenas R$ 23 bilhões para São Paulo. "É um esforço muito grande (a assinatura dos atuais contratos). É praticamente metade do que tivemos em 10 anos recentes", disse em cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Isso só é possível porque o senhor (presidente Lula), além de ser uma grande democrata, e demonstrou isso ao longo de toda a sua vida, tem um profundo compromisso com o pacto republicano. Não é fácil um presidente e um vice-presidente, que foram ameaçados de morte, de um golpe de Estado e tudo que nós assistimos recentemente, manter a mesma atitude de compromisso e respeito ao voto popular, com quem é eleito, um PAC que trata com todos os prefeitos e governadores do Brasil. É assim que a gente vai melhorar esse país", acrescentou Mercadante, em referência à parceria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que são de grupo político de oposição ao governo federal.
TIC
Com o Estado de São Paulo, o BNDES assinou contrato para a implantação do TIC, que vai conectar Campinas a São Paulo, numa intervenção que deve beneficiar 11 municípios e 15 milhões de pessoas. O investimento total é de R$ 14,5 bilhões, com R$ 6,4 bilhões de financiamento do BNDES para apoiar o aporte do governo de São Paulo no Eixo Norte da obra. O financiamento foi dividido em duas etapas, sendo a etapa atual, assinada ontem, no valor de R$ 3,2 bilhões. A segunda etapa, de mesmo valor, será assinada em 2025.
O trem de média velocidade terá capacidade de atingir até 140 quilômetros por hora. O serviço expresso entre as duas cidades terá 101 quilômetros de extensão, com serviços paradores entre Francisco Morato e Jundiaí e conexões com os trens intermetropolitanos e a linha 7-Rubi do metrô de São Paulo.
"O tão sonhado trem intercidades Campinas-São Paulo (...), com certeza vai mudar muito aquele eixo de desenvolvimento. A gente vai poder fazer esse deslocamento em 64 minutos quando o trem estiver pronto", disse o governador Tarcísio, contando que a previsão é que, em 2029, o serviço com os trens intermetropolitanos comece a operar. O serviço expresso deve funcionar em 2031.
Já o Rodoanel Mário Covas interliga as 12 rodovias que cortam a Região Metropolitana de São Paulo, facilitando o tráfego, especialmente de caminhões, e melhorando o acesso ao porto de Santos. Em março de 2023 foi realizado o leilão da parceria público-privada do trecho norte do Rodoanel, que deverá desviar o tráfego de cerca de 30 mil caminhões e 54 mil automóveis da Marginal Tietê por dia. O investimento total é de R$ 3,4 bilhões, dos quais R$ 2 bilhões destinados à finalização. O financiamento do BNDES é de R$ 1,35 bilhão.
A Linha 2 Verde do Metrô, que atualmente liga a Vila Madalena à Vila Prudente, será prolongada por 8,2 quilômetros. A linha ganhará oito novas estações até o bairro da Penha, onde haverá integrações com a Linha 3 (Vermelha) e a Linha 11 (Coral). A extensão vai exigir a necessidade de 44 novos trens.
O investimento total é de R$ 6 bilhões, com R$ 3,6 bilhões para os trens e R$ 2,4 bilhões na obra civil. O financiamento do BNDES ao governo paulista refere-se aos trens e garante que sejam produzidos pela indústria nacional. O projeto tem previsão de conclusão até dezembro de 2028 e vai atender 1,2 milhão de pessoas diariamente.
Para o governador Tarcísio de Freitas, a condicionante de que os trens sejam fabricados no Brasil é fundamental para a geração de emprego e indução da indústria do país. "Uma nova era está se abrindo no transporte ferroviário, no transporte metroferroviário, com a expansão do metrô, com expansão dos trens, ou seja, está se criando a demanda para que a gente possa ter aqui a indústria de material rodando sendo revigorada", disse.
INTERCIDADES
Com a Prefeitura de São Paulo, o BNDES assinou contrato de R$ 2,5 bilhões para a aquisição de 1,3 mil ônibus elétricos de fabricação nacional. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou a importância da medida para as metas de combate às mudanças climáticas no país e os recursos da prefeitura que estarão disponíveis para investimentos em outras ações, já que a parceria com o BNDES prevê crédito com juros mais baixos.
"Um dado importante: 64% de emissão do dióxido de carbono que é emitido na cidade de São Paulo são provenientes dos veículos que circulam em São Paulo: 7 milhões de carros e 1,3 milhão de motos. Mas metade de toda essa emissão de dióxido de carbono são provenientes basicamente dos ônibus, uma cidade com 12 mil ônibus, obviamente, o trabalho de se substituir essa frota de ônibus a diesel para ônibus não poluente. Então, a gente cuida da melhor qualidade do transporte, da questão do meio ambiente, de fazer a prevenção das doenças respiratórias e de cuidar do nosso planeta", disse Nunes. (Com Agência Brasil).