MAIO AMARELO

Blitze educativa da Emdec visita bares na tarde deste sábado

Ação de conscientização sobre riscos de beber e dirigir percorrerá bairros da região central de Campinas

Da Redação
10/05/2025 às 10:33.
Atualizado em 10/05/2025 às 15:08
Será utilizado um bafômetro passivo, que detecta se a pessoa fez uso de álcool sem assoprar o bocal; usuário será orientado a utilizar outros meios de deslocamento caso seja identificado o grau de alcoolemia (Alessandro Torres)

Será utilizado um bafômetro passivo, que detecta se a pessoa fez uso de álcool sem assoprar o bocal; usuário será orientado a utilizar outros meios de deslocamento caso seja identificado o grau de alcoolemia (Alessandro Torres)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai promover hoje, 10 de maio, e nos próximos dias 15 e 24, blitze educativas em bares. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre o fator de risco que mais causou mortes em 2024, o álcool. No ano passado, 155 pessoas morreram em vias urbanas e rodovias, redução em relação às 159 vítimas fatais de 2023. Do total, praticamente um terço, 50 pessoas, perderam a vida no ano passado ao dirigir após consumir bebida alcoólica, o que aumenta em 17 vezes o risco de morte no trânsito.

Neste sábado, a ação “Beber e dirigir pode matar!” vai acontecer entre 15h e 18h em bares das regiões da Ponte Preta, Jardim Leonor, Proença, Nova Europa, Vila Industrial, São Bernardo, Cidade Jardim, Parque Industrial, Centro, Cambuí e Jardim Campos Elíseos.

“O trabalho conjunto entre educação e fiscalização é essencial para que possamos continuar salvando vidas no trânsito. Mas a responsabilidade de construir um trânsito mais seguro é de toda a população. Assumir o risco de conduzir veículo sob efeito de álcool é inadmissível. Estamos falando de vidas e famílias que são devastadas por perder seus entes queridos”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Os educadores vão transmitir orientações de segurança no trânsito e distribuir materiais educativos e adesivos do Movimento Maio Amarelo 2025. Também serão realizados testes informais com um bafômetro passivo, que detecta se a pessoa fez uso de álcool sem a necessidade de assoprar o bocal. Quando o grau de alcoolemia é identificado, o usuário é orientado a utilizar meios coletivos de deslocamento, tais como carona, transporte público, táxi ou transporte por aplicativo.

OUTRAS BLITZE

No dia 15 de maio, a ação ocorrerá no distrito de Barão Geraldo e contará com esquetes teatrais. Já no dia 24, a Emdec leva a ação a bares do Jardim Chapadão, Castelo, Bonfim, Jardim Guanabara e Taquaral. Para essas duas ações, a Emdec também vai distribuir bolachas de mesa e leques com mensagens que estimulam os frequentadores a nunca combinarem álcool e direção, o comportamento de risco que mais matou no trânsito em 2024.

MAIO AMARELO

O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana” convida a população a desacelerar e levar para as ruas empatia, paciência e respeito. 

Diversas atividades para mobilizar a população serão realizadas pela Emdec ao longo do mês de maio. A programação completa está disponível no hotsite: www.emdec.com.br/maioamarelo. Na abertura do Maio Amarelo em Campinas, no último dia 7, o Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito em 2024 foi divulgado. Todas as informações estão disponíveis no site da Emdec, na seção “Cadernos de Acidentalidade”. A consolidação dos dados é feita em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS).

Das 155 mortes registradas no ano passado, praticamente uma a cada dois dias, foram 84 em rodovias e 71 nas vias urbanas. O perfil principal das vítimas são homens, 133, especialmente na faixa dos 18 aos 29 anos. O número de mortes no trânsito na cidade vem mantendo a média dos últimos quatro anos. Em 2021 e 2022 foram exatos 151 em cada ano; em 2023, morreram 159 pessoas.

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por