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Black Friday atrai seis de cada 10 consumidores

A Black Friday caiu de vez no gosto dos brasileiros - tanto que seis em cada dez consumidores têm a intenção de fazer compras em lojas virtuais e físicas

Renato Piovesan
23/11/2018 às 07:34.
Atualizado em 05/04/2022 às 20:26

A Black Friday caiu de vez no gosto dos brasileiros - tanto que seis em cada dez consumidores têm a intenção de fazer compras em lojas virtuais e físicas hoje, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O número é 18% maior que o registrado na mesma data do ano passado.  Entre os que pretendem comprar produtos de olho nos descontos, 70% consideram a Black Friday uma boa oportunidade de adquirir itens que precisam com preços mais baixos; 30% querem antecipar os presentes de Natal; e 12% planejam aproveitar as ofertas mesmo sem ter necessidade de fazer uma compra agora. Na outra ponta, quem não pretende comprar nada o fará por falta de dinheiro (28%) ou porque não precisam de nada no momento. Cuidados Para evitar uma reedição do que foi apelidado de “black fraude” nos últimos anos, com ofertas falsas de redução de preço, o Procon sugere uma série de cuidados que devem ser tomados antes de fechar negócio. No site do órgão, há inclusive uma lista de sites que devem ser evitados pelos consumidores por causa de reclamações recorrentes (confira em http://www.sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php). “É muito importante que o consumidor faça uma pesquisa de preços antes de finalizar a compra para evitar surpresas e garantir seu direito em caso de propaganda enganosa. E só se deve comprar pela internet em sites confiáveis e com boas referências”, orientou o coordenador do Procon de Americana, Francisco Montezelo. Já o diretor do Procon de Nova Odessa, José Pereira, lembra que as dicas não são muito diferentes das outras edições da Black Friday. “O cuidado contra os golpes deve ser contínuo. O consumidor sempre deve ficar atento com relação aos fretes, porque às vezes, por causa dele, o preço final do produto fica igual ou até maior do que o do produto vendido numa física”, exemplificou. Para os consumidores que optarem por comprar produtos na Black Friday pela internet, por telefone ou diretamente com representantes de vendas, é importante ficar atento ao agendamento da entrega e ao direito de arrependimento (o comprador pode desistir da compra no prazo de sete dias a contar da compra ou do recebimento do produto ou serviço). Nesse caso, os valores eventualmente pagos a qualquer título serão devolvidos, de imediato e monetariamente atualizados. Já nas lojas físicas, se houver um desconto geral (por exemplo, “toda a loja com 15% de desconto”) ou descontos em categorias (“todos os vinhos de tal país com 30% de desconto”), a loja é obrigada informar o preço original, o preço promocional e oferecer um leitor de códigos de barras próximo. O Procon orienta ainda que, ao término da compra, o consumidor fique atento a eventuais taxas cobradas, se foram anunciadas previamente e não assinar documentos sem ler.

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