TRADIÇÃO POPULAR

Barão Geraldo faz a Festa do Boi Falô nesta sexta-feira

Voluntários prepararam uma tonelada de macarrão para ser servido a cerca de 2,5 mil pessoas

Inaê Miranda
inae.miranda@rac.com.br
29/03/2013 às 06:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 22:34

Virgínio Barbutti, conhecido como Tinho, há 11 anos herdou a tarefa do pai, o Zeca Barbutti, de preparar a macarronada da festa (Gustavo Tilio/Especial para a AAN)

A festa do Boi Falô, maior celebração popular religiosa do distrito de Barão Geraldo, deve reunir cerca de 2,5 mil pessoas a partir das 9h deste sábado (29) na Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende.

Além da clássica macarronada, a programação prevê atividades como dança e shows. Nesta quinta-feira (28), o dia começou cedo para um grupo de amigos e voluntários, responsáveis por deixar tudo pronto para a festa, que resgata uma lenda nascida no distrito em 1888.

Em clima de descontração, adultos, jovens e idosos dividiam as tarefas. Afinal, preparar uma tonelada de macarronada para uma multidão requer organização prévia e esforço.

Dezenas de latas de molho de tomate e de anchova tomaram as mesas da cozinha da subprefeitura do distrito.

Os organizadores receberam a doação de uma tonelada de macarrão, 40 quilos de anchova, ingredientes para a preparação de 400 quilos de molho de tomate e 840 litros de refrigerante, que serão distribuídos de graça.

No comando do fogão à lenha, estava Virgínio Barbutti, conhecido como Tinho. Há 11 anos ele herdou do pai, José Barbutti, o seu Zeca Barbutti, o talento e a responsabilidade para preparar a macarronada da festa. “Comecei hoje (quinta) às 7h e amanhã (sexta) começo de novo no mesmo horário e vou seguir até a hora que tiver gente para comer”, disse. Tradicionalmente, o macarrão recebe na cozinha da escola, antes de ser servido à população, a benção de um padre.

Cultural

A festa também terá intensa atividade cultural. Segundo Zuleica Cabedio, que está há 18 anos à frente da organização do evento, a programação inclui a apresentação de dança típica com alunos, declamação sobre o Boi Falô, orquestra Cabocla, apresentação do grupo de teatro Savuru, entre outras atrações.

“Vai ser melhor do que no ano passado. Todo ano a gente tenta fazer melhor”, diz. Também serão distribuídas camisetas com o logotipo da festa.

A programação prevê a apresentação da Fanfarra da Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, às 9h; apresentação de dança típica, às 9h30; atração musical e declamação sobre Boi Falô, às 10h; música e hino do Boi Falô, às 11h; benção do macarrão e distribuição dos pratos, às 12h; Orquestra Cabocla, ás 12h30; Zé Capitão, às 13h; e as 13h30 apresentação do Grupo de Teatro Savuru.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por