Criminalidade

Bandidos roubam CPU's de 2 centros de Saúde

Unidades da Vila Boa Vista e Satélite Iris 2 tiveram atendimentos suspensos e pacientes com consultadas e procedimentos agendados foram dispensados

Alenita Ramirez
06/01/2021 às 11:34.
Atualizado em 22/03/2022 às 13:50
Bandidos roubam CPU's de 2 centros de Saúde (Wagner Souza/AAN)

Bandidos roubam CPU's de 2 centros de Saúde (Wagner Souza/AAN)

Dois postos de saúde foram alvos de criminosos na madrugada desta quarta-feira (6), em Campinas. Em um deles, na Vila Boa Vista, ao menos três criminosos, dois homens e uma mulher, invadiram o a unidade e furtaram 14 CPU´s, seis monitores, um tablet e um chip. No Centro de Saúde Satélite Irís 2, foram levados quatro CPU´s. Por conta do crime, o atendimento nas unidades foi suspenso no período da manhã, mas já foram normalizados, segundo a prefeitura.

Para entrar no CS da Vila Boa Vista, os criminosos arrombaram o alambrado na lateral da unidade, entraram no pátio e depois arrombaram uma porta nos fundos. A ação teria durado aproximadamente oito minutos. Os bandidos entraram sala por sala e retiraram apenas as CPU´s.

Na unidade havia uma segurança que trabalha desarmada e, ao ouvir barulho no prédio, se escondeu em uma das salas e ligou para a Guarda Municipal (GM), que enviou rapidamente uma equipe. Porém, os bandidos já tinham fugido.

O prédio possui sistema de monitoramento e as imagens serão entregues para a Polícia Civil. A Polícia Científica foi acionada e está no local. Funcionários da Secretaria Municipal da Saúde e da GM também estão local fazendo levantamentos para ver se a unidade voltará a atender no período da tarde.

O posto de Saúde faz diariamente cerca de 250 atendimentos e é responsável por uma população de aproximadamente 13,8 mil pessoas e tem cadastrado nove mil pacientes.

Satélite Iris

No satélite, não foi informado como foi a ação, mas a prefeitura confirmou que foram levados quatro CPU’s. O atendimento foi suspenso apenas no começo da manhã e já foi retomado. A unidade faz cerca de 200 atendimentos por dia. “Esses dois CSs foram construídos e entregues recentemente à população, são unidades totalmente informatizadas”, frisou a prefeitura.

De acordo com nota da prefeitura, o Setor de inteligência da Guarda Municipal e a Polícia Civil, estão trabalhando na investigação e identificação dos suspeitos que invadiram as unidades. “A GM também abriu um canal prioritário e exclusivo entre os vigias das unidades de saúde e a corporação para uma resposta rápida em caso de invasão dos CSs. E, ainda, a Guarda Municipal reforçou o patrulhamento, principalmente no período noturno, no entorno de cada centro de saúde”, frisou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por