pandemia

Azul realiza 2 voos de repatriação de brasileiros

Uma aeronave seguiu para a África e outra irá ao Caribe

Francisco Lima Neto
22/07/2020 às 11:13.
Atualizado em 28/03/2022 às 21:49
O Airbus que foi ontem à África para trazer os brasileiros de volta (Divulgação)

O Airbus que foi ontem à África para trazer os brasileiros de volta (Divulgação)

A Azul vai operar, nesta semana, dois voos de repatriação de brasileiros que ficaram retidos no Exterior devido à pandemia do novo coronavírus. O primeiro voo partiu na manhã de ontem do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, no Recife, com destino à Acra, capital de Gana, país situado no Golfo da Guiné, na África Ocidental. A previsão é de que o Airbus A330, com mais de cem brasileiros, retornasse ainda ontem ao Brasil - o pouso seria em Viracopos. O segundo voo, com destino à Trindade e Tobago, conjunto de ilhas localizadas no mar do Caribe, próximo à Venezuela, deve decolar de Manaus até o fim desta semana com destino ao Aeroporto Internacional de Piarco, próximo à capital do país. A operação de retorno, que será cumprida com uma aeronave modelo Embraer 195, também terá Campinas como destino final. A Azul tem realizado diversos voos de repatriação, desde o início da pandemia, para trazer para casa brasileiros isolados em outros países, que não puderam sair devido às restrições de viagens, fechamento de fronteiras e cancelamento de voos. A companhia já operou voos de repatriação para Equador, Peru, Chile, Argentina, Bolívia, Itália, Cabo Verde e Barbados. Segundo a Azul, por conta da pandemia, a empresa reforçou a limpeza de suas aeronaves a cada voo e à noite. A companhia também foi a primeira do País a tornar obrigatório o uso de máscaras por tripulantes e clientes, tanto a bordo quanto em solo. Em outra iniciativa, a Azul passou a medir a temperatura dos tripulantes a cada início de turno, aumentando a confiança em solo e a bordo e preservando a vida e a segurança de todos. A companhia também lançou o Tapete Azul, composto por um conjunto de projetores e monitores, que, por meio de realidade aumentada, indicam ao cliente o momento certo de embarcar. No chão, os projetores formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. A inovação vem proporcionando uma diminuição de cerca de 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e sentar dentro do avião e, de quebra, contribui para o distanciamento social, já que os clientes convocados para o embarque ficam a quatro metros de distância entre si. Kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido abastecem os aviões a cada novo voo e estão à disposição para uso dos clientes e dos tripulantes. A companhia também tem utilizado descontaminantes. Com o produto e a limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a Azul vem atendendo todas as normas de procedimento sugeridas pela Anvisa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por