AVIAÇÃO

Azul opera com o primeiro cargueiro da Embraer

Aeronave que cumpria voos comerciais de passageiros até março foi adaptada para realizar missões de logística

Francisco Lima Neto/AAN
29/09/2020 às 14:10.
Atualizado em 28/03/2022 às 00:01
O voo inaugural do novo cargueiro da companhia foi realizado no último sábado, entre Campinas e Teresina (Divulgação)

O voo inaugural do novo cargueiro da companhia foi realizado no último sábado, entre Campinas e Teresina (Divulgação)

A Azul Cargo Express conseguiu, na última quinta, as certificações necessárias para iniciar as operações com o primeiro jato cargueiro da Embraer em todo o mundo. A aeronave de matrícula PR-AYO, que cumpria voos comerciais de passageiros até março, foi adaptada para realizar missões permanentes de carga e logística. O primeiro voo com a nova aeronave cargueira da empresa aconteceu no último sábado, entre Campinas e Teresina. Além dela, três outros aviões estão em processo de conversão para cargueiros e serão submetidos à aprovação pelos órgãos que regulam o setor. De acordo com a empresa, os quatro cargueiros da Embraer se juntarão aos dois Boeings 737-400F, ampliando para seis o total de aeronaves exclusivamente dedicadas ao segmento de cargas. A Azul Cargo Express conta ainda com cinco aviões modelo ATR quick-change, que são rapidamente convertidos do modo passageiro para cargueiro, aumentando a oferta dedicada. Com uma demanda crescente por esse tipo de serviço, que chega a ser 40% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, a Azul irá aproveitar os novos aviões para aumentar sua eficiência e capacidade logística de seus negócios. "A demanda para produtos e serviços da Azul Cargo Express está aumentando de forma muito forte. Temos vantagens competitivas exclusivas, como nossa malha aérea, a maior do Brasil com mais do que 100 destinos, e nossa frota diversificada. Assim conseguimos entregar pacotes de e-commerce no País de forma única, rápida e segura. Todos os nossos parceiros de e-commerce estão querendo esse tipo de solução e nós estamos prontos para entregar", diz Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express. O projeto tem algumas diferenças na comparação com um cargueiro puro, já que a aeronave recebeu apenas algumas adaptações. Nesse caso, foi retirada grande parte das poltronas, preservando algumas em locais estratégicos, como portas e saídas de emergências. Diferente das aeronaves convertidas para o transporte de cargas paletizadas, esse projeto prevê a acomodação de volumes em espaços determinados, presos com redes específicas para essa finalidade. Novos voos A partir de outubro, em mais uma ação para fortalecer sua malha doméstica, a Azul adiciona novas rotas domésticas partindo de Campinas. O Aeroporto Internacional de Viracopos, maior e principal centro de conexões da companhia no Brasil, terá aumento de oferta de voos para mais de 38 destinos. Com isso, Viracopos terá ligação direta com 47 cidades brasileiras, além de dois destinos internacionais a partir de outubro. De acordo com a companhia, desde o início de setembro, as capitais Cuiabá (MT), Teresina (PI), Vitória (ES), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ) já contam com mais opções de voos. Para outubro, além dos destinos já atendidos, Viracopos também terá ligação direta com Rondonópolis, no Mato Grosso, e com Juazeiro do Norte (CE) e Petrolina (RE). "Estamos dando mais um passo para retomar o fluxo de nossas operações no País, reconectando cidades regionais e ampliando as opções de modal aéreo para aqueles que precisam viajar a negócios ou para visitar parentes e amigos", ressalta Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da Azul. Em outubro, a Azul espera operar 505 decolagens diárias para 89 destinos. A capacidade doméstica planejada para o próximo mês representa cerca de 60% da operação da companhia em relação ao mesmo período do ano passado. Com a flexibilização da circulação de pessoas em todas as regiões do País e com a adoção de rígidos protocolos sanitários em toda a cadeira de turismo, a Azul colocará em operação voos extras para atender à demanda adicional de clientes no feriado de Nossa Senhora Aparecida. Entre os dias 11 e 13 de outubro, a companhia terá 57 operações a mais em sua malha regular de voos. O aeroporto do Recife - principal centro de conexão da Azul no Nordeste do país - será a base com maior número de pousos e decolagens extras. A capital pernambucana terá ligações adicionais para Fortaleza, Maceió, Natal, Aracaju, Teresina, Campina Grande, Brasília, Salvador, Congonhas e Rio de Janeiro. De Confins, em Belo Horizonte, os voos terão como destino Salvador e Porto Seguro, que também terá mais frequências para Campinas. Outras rotas como Santos Dumont-Campinas e Cuiabá-Porto Alegre também receberão voos extras.

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