CAMPINAS

Avião gigante pousa nesta segunda-feira em Viracopos

Boeing 747-8F, um dos maiores aviões do mundo, trará componentes industriais para o Brasil

Daniela Nucci
17/06/2013 às 06:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 11:54

O primeiro voo comercial do Boeing 747-8F a utilizar a pista do Aeroporto Internacional de Viracopos deve pousar nesta segunda-feira (17), às 6h40, trazendo de Luxemburgo componentes destinados às indústrias automobilística, química e de outros segmentos.

A aeronave levará de volta para a Europa frutas como limão, manga e mamão papaya — a decolagem está prevista para duas horas após o pouso. Este é o primeiro voo do 747-8F carregado depois que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu a autorização para que o aeroporto campineiro passasse a receber um dos maiores aviões do mundo. Antes disso, apenas um pouso-teste com o cargueiro havia sido feito.

A aeronave pertence à companhia CargoLux, que pretende realizar seis voos semanais com conexão entre a Europa e a América do Sul. De acordo com o gerente de aeroporto representante da empresa no Brasil, Luiz Saulo Giovannini, o avião tem a economia como principal vantagem. “Ele transporta 20% a mais de carga, com economia de 15% de combustível, além de ser 20% mais silencioso”, comentou.

Viracopos passará a receber voos regulares também da companhia Atlas Air. Inicialmente, será um voo semanal, às terças-feiras. De acordo com a assessoria da Aeroportos Brasil, concessionária que administra o terminal campineiro, há a expectativa de aumentar o número de companhias aéreas que possuem esse avião nos próximos meses.

Adequações

Para que pousos como o previsto para hoje se tornassem possíveis, foram realizadas adequações na pista, na sinalização e nos equipamentos de navegação aérea, além de uma ampliação na capacidade do reservatório de água de Viracopos, hoje com 32,3 mil litros. No dia 28 de maio, o aeroporto recebeu um teste com o cargueiro vazio, o primeiro na América do Sul. A ação foi realizada com sucesso.

Com a operação, a expectativa é aumentar o volume de carga que chega a Viracopos. Atualmente, o terminal campineiro recebe 300 mil toneladas anuais de produtos variados. O objetivo da Aeroportos Brasil é quadruplicar essa quantidade nos próximos 30 anos de concessão. Isso deve possibilitar aos clientes importadores transportar mais carga num único voo e em um avião mais econômico no que se refere ao consumo de combustível.

Viracopos foi o primeiro terminal aeroviário do País a receber o aval da Anac para operar voos regulares com o supercargueiro Boeing 747-8F. A homologação foi publicada na última sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU) junto do Certificado Operacional Provisório de Aeroporto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por