TRANSPORTE

Audiência pública sobre concessão de transporte coletivo de Campinas reúne população e autoridades

Novo modelo prevê ônibus elétricos e mais transparência na gestão do sistema

Do Correio.com
10/12/2024 às 15:35.
Atualizado em 10/12/2024 às 15:35
Série de audiências visa dar maior transparência ao processo de licitação (Emdec/Divulgação)

Série de audiências visa dar maior transparência ao processo de licitação (Emdec/Divulgação)

A primeira audiência pública para divulgar as bases da nova concessão do transporte coletivo de Campinas aconteceu nesta segunda-feira (10), no Salão Vermelho do Paço Municipal. O evento contou com a presença de 119 pessoas, incluindo autoridades, representantes da classe e cidadãos interessados nas mudanças que o novo modelo de transporte trará para a cidade.

A reunião foi aberta pelo presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete, que destacou a importância de dar transparência ao processo. “Hoje estamos fazendo a primeira de uma série de 11 audiências públicas, como fizemos da última vez, em 2022. Escolhemos o Salão Vermelho para isso e nossa intenção é dar a maior transparência a esse processo de licitação. Para isso, contamos com a ajuda de todos vocês para a divulgação das próximas datas, para que possamos ter uma grande participação popular”, afirmou Riverete.

O secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires, também esteve presente e ressaltou a complexidade do processo de licitação. “O processo é complexo, ele é grande. A licitação é uma das maiores coisas das quais já participei. Nós temos uma equipe altamente qualificada. O pacto que estamos fazendo, hoje, é para que a gente conte com a colaboração do cidadão, dando sugestões e tirando dúvidas. Analisando o que é possível e o que não é, a partir dessas contribuições”, disse Caires.

O evento ainda contou com a participação de outras autoridades, como a secretária-adjunta de Administração, Clair de Oliveira, e o superintendente da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Luiz Carlos Néspoli. O coordenador de projetos da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), Rodrigo De Losso, explicou a importância do trabalho técnico realizado pela fundação para garantir a modelagem econômica e técnica do processo.

O principal ponto abordado na audiência foi a proposta de melhorias para o sistema de transporte, que incluirá 60 ônibus elétricos, mais confortáveis e silenciosos. Além disso, o novo modelo trará mais transparência na gestão da remuneração e a incorporação de novas tecnologias, como Wi-Fi, ar-condicionado e câmeras de segurança nos veículos.

O novo contrato de concessão será realizado por um período de 15 anos, prorrogável por mais cinco anos. A operação será dividida em dois lotes: Lote 1 (Norte, Oeste, Noroeste) e Lote 2 (Leste, Sul, Sudoeste). A maior parte do processo de licitação ocorrerá ao longo do próximo ano, com outras audiências previstas até o dia 20 de dezembro.

A população de Campinas terá outras oportunidades para participar do processo de licitação, como a próxima audiência marcada para amanhã (11), no bairro Padre Anchieta. As datas para os próximos encontros podem ser consultadas nas redes sociais da Emdec.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por