FESTAS

As luzes estão brilhando mais cedo em Campinas

Para tentar recuperar as vendas fracas do ano, shoppings e lojas antecipam o clima de Natal

Adriana Leite
aleite@rac.com.br
05/11/2013 às 08:01.
Atualizado em 26/04/2022 às 10:38

As primeiras luzes já estão nas vitrines das lojas - a 50 dias do Natal. Se a decoração nas ruas ainda depende de acordos entre iniciativa privada e poder público, os varejistas se anteciparam e investiram para criar desde já o clima natalino. E apostam alto: a estimativa é de mais de R$ 6 milhões nas decorações nas lojas e nos shoppings.O fraco desempenho do varejo, por paradoxal que possa parecer, influencia esse comportamento dos lojistas. Até outubro, as vendas cresceram apenas 2,9% em relação a igual período do ano anterior. O mês passado apresentou resultados um pouco mais animadores - e restou apostar nas vendas de Natal para melhorar os números do ano.Por isso, muitos comerciantes decidiram adiantar as decorações para atrair desde já os consumidores que recebem a primeira parcela do 13 salário até o próximo dia 30.O coordenador do Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), Laerte Martins, afirmou que a previsão é de vendas 8,5% superiores neste Natal em comparação com o do ano passado. “O faturamento deve atingir R$ 2,31 bilhões em Campinas. O cenário não é muito animador. A projeção é de um crescimento de 8,5%, mas em 2012, ele atingiu 12% sobre o ano anterior”, comentou. O resultado do ano, segundo ele, deve seguir o fraco desempenho do Produto Interno Bruto (PIB). Mas, por mais adversa que possa parecer a situação, a decoração é relevante para conquistar o consumidor no final do ano. “Os comerciantes sabem que atrair o consumidor é especialmente importante em anos de vendas abaixo das expectativas”, ressaltou, lembrando que no mês passado os dados do comércio foram melhores: embora o Dia das Crianças tenha ficado aquém das expectativas, as vendas aumentaram 5,8% frente a setembro deste ano e 2,9% sobre outubro de 2012. “Especificamente falando sobre o Dia das Crianças, tivemos uma alta de 5% nas vendas em relação ao ano passado, com faturamento de pouco mais de R$ 1 bilhão. No ano passado, o valor foi de R$ 982 milhões” , apontou. O economista disse ainda que a expectativa é que o último trimestre do ano salve o resultado de 2013. InvestimentosOs lojistas e os shoppings se preparam para iluminar as vitrines e dar vida a papais noéis, renas, trenos, árvores e outros personagens que traduzem as cores e formas do Natal.Grandes redes, como a Renner, já estão com árvores de Natal douradas a postos para lembrar que 25 de dezembro está chegando. E as lojas especializadas em decoração, como a Cecilia Dale, também montaram cenários especiais.Os recursos aplicados nas decorações devem ultrapassar os R$ 6 milhões em Campinas - só a Iguatemi Empresa de Shopping Center vai injetar R$ 4,8 milhões em decoração, campanha, promoção e ações no Iguatemi e no Galleria Shopping. No Galleria, o tema da decoração deste ano é “As encantadoras histórias de Natal”, com inauguração prevista para o próximo dia 13. Já o Iguatemi vai se transformar na “Fábrica de Brinquedos do Papai Noel” a partir do dia 16 - com direito até a um carrossel em movimento.O Shopping Spazio Ouro Verde terá um investimento de R$ 100 mil com o tema . O tema será “Alegria do Natal”, a partir do próximo domingo, enquanto o Jaraguá Conceição já está devidamente decorado para o Natal. Foto: César Rodrigues/AAN Beleza que funciona: a dentista Fernanda prefere as lojas bem decoradas O Campinas Shopping optou pelo “Natal da Disney”, com abertura ao público no próximo dia 13. O Unimart Shopping terá Papai Noel e árvore de Natal com sete metros a partir do dia 22.No Parque D.Pedro Shopping, serão investidos R$ 760 mil na “Loja do Papai Noel”, com abertura ao público prevista para quarta-feira (6). O Shopping Parque das Bandeiras será invadido pela Turma da Mônica, com recursos de R$ 500 mil e inauguração no próximo sábado.BelezaPara as crianças, as dificuldades do comércio significam apenas que a alegria chegou mais cedo. O pequeno Giovani, de 6 anos, ainda não sabe contar exatamente quantos dias faltam para 25 de dezembro, mas estava encantado na visita ao shopping Iguatemi junto com os pais, Flávio Almeida e Renata Minópoli, com a primeiras vitrines repletas das cores do Natal.A dentista Fernanda Jorge é outra fã das luzes natalinas e vê como uma tendência do varejo antecipar as datas importantes para as vendas. “Adoro o Natal e gosto de vitrines bem decoradas. Como consumidora, me sinto atraída por estabelecimentos que tenham bom atendimento e uma bela decoração de Natal” , comentou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por