controle

Aplicativo vai monitorar circulação dentro de prédio

Ajudar a rastrear contatos, em caso de ocorrência de uma infecção, é o objetivo desta nova técnica em desenvolvimento

Agência Anhanguera de Notícias
25/10/2020 às 15:45.
Atualizado em 27/03/2022 às 19:40
Utiliza uma câmera de alta sensibilidade; o custo de produção foi pelo menos dez vezes menor que similares disponíveis no mercado (Divulgação)

Utiliza uma câmera de alta sensibilidade; o custo de produção foi pelo menos dez vezes menor que similares disponíveis no mercado (Divulgação)

O diretor da FEEC, José Alexandre Diniz, comenta que, além da medição da temperatura, está sendo desenvolvido na faculdade um aplicativo que poderá monitorar a circulação de pessoas no interior do prédio. Ajudar a rastrear contatos, em caso de ocorrência de infecção, é o objetivo. Além disso, um totem que dispensa o álcool gel automaticamente, sem necessidade de acioná-lo com o pé ou com a mão, também foi elaborado e colocado na portaria principal da FEEC, que no momento é a única porta de entrada do prédio. “A ideia de ter esses mecanismos para poder controlar a infecção dentro da unidade é muito importante. Precisamos utilizar a tecnologia que nós temos e que é feita no nosso grupo”, avalia Diniz. Além disso, ele também aponta que outros projetos da FEEC vêm sendo conduzidos no sentido de ajudar no controle da pandemia. O método que utiliza Inteligência Artificial para ajudar em diagnósticos de Covid-19 através de imagens de raio X e tomografias de pulmões, realizado pela professora Letícia Rittner e professor Roberto Lotufo; a impressão 3D de máscaras face shields, reparos e fabricação de peças para aparelhos indispensáveis para os hospitais, como monitores e respiradores são alguns exemplos. “Toda a tentativa de utilizar o que já temos de tecnologia mexeu com a nossa criatividade nesse momento de pandemia quando, mesmo isolados, temos buscado alternativas para poder melhorar e ampliar a detecção do vírus. A universidade precisa dar soluções para a sociedade e nesse sentido estamos atuando”, afirma o diretor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por