Falta de eletricidade provocou uma série de prejuízos em indústrias e comércios das áreas afetadas; uma padaria deixou de fornecer pelo menos 5 mil pães aos seus clientes
Luzes ao longo Av. José Bonifácio: serviço na cidade custa R$ 2 milhões ( Janaína Ribeiro/ Especial a AAN )
Problemas na rede elétrica de Campinas deixaram ao menos 5,5 mil clientes do Distrito de Barão Geraldo e do Jardim Novo Campos Elíseos no escuro nesta sexta-feira (17). O apagão provocou uma série de prejuízos em indústria e comércios das áreas afetadas. Uma padaria deixou de fornecer pelo menos 5 mil pães aos seus clientes. Já uma fábrica de Equipamentos de Proteção Individual precisou interromper a produção no período da tarde e os 100 funcionários ficaram de braços cruzados a espera do religamento. Na Avenida Santa Isabel, em Barão Geraldo, um problema em um equipamento da rede elétrica interrompeu o fornecimento de energia para 37 clientes. O comerciante Elísio Fernando Moreira Batista é proprietário de uma padaria na Avenida Santa Isabel e diz que teve a energia interrompida por volta das 7h e às 15h continuava com a produção interrompida por causa da falta de eletricidade. "A quantidade de encomendas para hoje era de mil baguetes, 4 mil pãezinhos, fora os pães doces. Não vou conseguir entregar essa encomenda e não sei como os meus clientes vão fazer" , disse. Batista disse que durante toda a manhã entrou em contato com a CPFL Paulista e até com a Agência Nacional de Energia Elétrica. "A primeira vez que ligamos na CPFL deram até 10h para arrumar. Não veio ninguém. Liguei de novo prometeram até 12h. Depois alegaram que era um problema pessoal na minha indústria e falaram que eu tinha que chamar um eletricista consertar, mas não concordo porque o nosso padrão é industrial e tem lacre. E se tem lacre não posso mexer, especialmente porque passa alta-tensão e a rede é perigosa" . Depois de seis protocolos e dos prejuízos, o comerciante teve a energia religada por volta das 15h30. "A CPFL não está nem aí com o consumidor. A energia está aumentando e o serviço não melhora. Meu prejuízo vou correr atrás. O que me preocupa são os meus clientes" . Na Avenida Presidente Juscelino, no Jardim Campos Elíseos, 5.472 clientes tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido às 14h48, devido a curto-circuito provocado por pipa. "Temos uma fábrica com cerca de 100 pessoas e fazemos equipamentos de segurança. Desligaram a energia. Ligamos lá e deram previsão de retorno às 18h. Mas para a gente é seríssimo interromper a produção por tanto tempo e ficar com 100 funcionários parados. Temos vários pedidos para sair" , afirmou Valmir Vida. A energia foi restabelecida por volta das 16h. Ressarcimento de danos elétricosOs clientes podem pedir o ressarcimento por danos em equipamentos elétricos causados por instabilidade no fornecimento de energia. A CPFL Paulista informa que analisará esses pedidos conforme determina a Resolução Aneel. Para solicitar o ressarcimento, o consumidor deve entrar em contato com a CPFL Paulista através dos canais de relacionamento até 90 dias depois da ocorrência que teria danificado o aparelho. O consumidor deve fornecer uma breve descrição do caso com provável data e horário do ocorrido, informações sobre sua unidade consumidora, relato dos problemas apresentados e detalhes de marca e modelo do aparelho. A empresa terá um prazo de 15 dias, a partir do registro do caso nos canais de relacionamento, para analisar individualmente as solicitações e dar uma resposta aos clientes. Em relação aos desligamentos provocados pelas pipas, a CPFL Paulista registrou 819 desligamentos pela utilização das pipas próximas à rede elétrica, no período de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015, com uma média de 470 clientes afetados por ocorrência, na região de Campinas, Americana e Piracicaba. Entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, foram registrados 563 desligamentos pela utilização das pipas próximas à rede elétrica, com uma média de 308 clientes afetados por ocorrência, sendo que em junho e julho de 2014 foram registradas 539 ocorrências.