DEBATE

ANJ encerra encontro com otimismo

Associação discutiu durante dois dias, em Campinas, o papel dos jornais diante do mercado leitor

Da Agência Anhanguera de Notícias
23/10/2013 às 08:09.
Atualizado em 26/04/2022 às 06:39
Debate de ontem no evento focou o desafio dos jornais em atender a demanda de um público cada vez mais interessado por notícias no País (Rodrigo Zanotto/Especial para a AAN)

Debate de ontem no evento focou o desafio dos jornais em atender a demanda de um público cada vez mais interessado por notícias no País (Rodrigo Zanotto/Especial para a AAN)

Fabiana MarcheziRogério VerzignasseTerminou nesta terça-feira (22) em Campinas o encontro Mercado Leitor, promovido pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ), que reuniu representantes dos principais jornais brasileiros, profissionais de marketing e venda, além de diretores responsáveis pela solução do grande desafio do setor: como manter e ampliar o público consumidor, em uma área que sofre a concorrência cada vez maior da mídia eletrônica. Durante os dois dias, o seminário debateu estratégias para a fidelização do leitor.“Buscamos trazer reflexões e inquietações do momento jornal, baseados em histórias de empresas de outros segmentos, que reinventam e encantam os clientes. Trouxemos coisas boas e saímos com a mensagem de que o jornal impresso ainda vai existir por muito tempo, que o digital é um complemento e, principalmente, que precisamos reinventar, precisamos conquistar os clientes, estar junto deles, entretê-los, reconhecê-los e fidelizar os que já estão conosco”, afirmou Verônica Barros, diretora do comitê do Mercado Leitor. Foto: Rodrigo Zanotto/Especial para a AAN Cover de Elvis Presley animou os participantes no último dia do encontro Os debates mais uma vez lotaram o Centro de Convenções do Vitória Hotel Concept, motivaram os participantes. “Saio muito satisfeita porque sempre participo desses eventos e pela primeira vez estou saindo com ideias que eu posso chegar e colocar em prática. Nos outros encontros eu via grandes soluções para grandes jornais. O formato deste ano incluiu pequenas coisas que podem ser aplicadas em grandes jornais. Deu para perceber que mesmo com pouco investimento dá para inovar e fidelizar os leitores”, disse Ivanilda Santos, que trabalha no setor de marketing e mercado leitor, promoções, fidelização do clube do assinante e ações de venda avulsa do Jornal do Commercio, de Recife (PE).Ontem os debates foram encabeçados por Rogério Bruxelas, diretor de marketing do Magazine Luiza; Sérgio Ferreira, gerente de trade marketing da DGB/Dinap; Fernando Bomfiglio, gerente de relações internacionais da Souza Cruz; Jáder Barbalho Filho, diretor-presidente do Diário do Pará; Welter Arduíni, gerente de mercado leitor e Logística do Correio da Bahia; Cristiane Nogueira, coordenadora comercial de assinaturas do Grupo Jaime Câmara/Daqui, Goiás; e Luis Gabriel Castillo, diretor de marketing do jornal El Tiempo, da Colômbia.Nesta edição, o ciclo de debates teve um componente inovador. Executivos de empresas, líderes de mercado em seus respectivos segmentos, fizeram exposições detalhadas sobre como os jornais precisam se adequar às exigências do próprio leitor. Apesar de existir consenso de que nunca se consumiu tanta informação jornalística no Brasil (graças ao avanço dos portais digitais), os participantes do encontro admitem que a prestação de um serviço diferenciado vai definir qual fatia do mercado será ocupada por cada empreendedor. A surpresa do último dia do evento foi a presença de um intérprete de Elvis Presley, que animou os participantes. No primeiro dia do Mercado Leitor, os conceitos essenciais de qualidade foram bastante reforçados. Para o presidente do Grupo RAC, Sylvino de Godoy Neto, a modernização gráfica e editorial tem de estar na pauta cotidiana das empresas, na busca pela credibilidade e pela conquista do leitor. Jerônimo Nazário Júnior, gerente de vendas e relacionamento do Grupo RAC, saiu entusiasmado do evento. Na opinião dele, a exposição feita pelos debatedores comprovou que o jornal precisa buscar a renovação constante para fidelizar o público leitor. “A gente precisa estar atento à exigência cada vez maior do público”, falou. Veja também Jornais debatem relação com o leitor Nova realidade do setor exige aprimoramento editorial aliado a um produto ágil e interativo  

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