LAZER

Animais invadem parque público de Valinhos

Coelhos, galinhas e até porquinhos-da-índia fazem a festa da criançada no Centro do Trabalhador

Yasmine Souza
yasmine.souza@rac.com.br
01/06/2013 às 06:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 13:54

A criançada que visita o Centro de Lazer do Trabalhador Ayrton Senna da Silva, na Avenida Altino Gouvêa, no Jardim Pinheiros, em Valinhos, fica encantada com a bicharada solta pelo parque público. Não é preciso nem procurar muito para encontrar coelhos pulando em volta da lagoa. Além dos coelhos, outros animais, como galos, galinhas e porquinhos-da-índia também atraem a atenção. Os mais mansos aceitam até carinho e petiscos dos visitantes.

A adolescente Ladimila Cavallini, de 16 anos, sempre faz caminhadas no parque e adora os coelhos. “Não gostaria que eles fossem retirados, mas é preciso mais cuidado”, afirmou. Os coelhos, que ficam soltos pelo parque, diz, são atacados por outros animais, como cães de rua. “Eles também não têm muito o que comer, só a vegetação. Sempre trago cenouras e verduras”, contou a adolescente.

Perto da lagoa também é possível observar várias tocas feitas pelos coelhos, conhecidos por se reproduzirem rapidamente e com grande quantidade de filhotes por ninhadas. O representante comercial Marcos Barboza de Carvalho, de 33 anos, pai de Samuel, de 3, ficou surpreso ao visitar o parque e encontrar tantos animais soltos e próximo dos visitantes. “Desde que meu filho chegou aqui, não para de correr atrás dos coelhos e dos galos”, disse. O menino até conseguiu carregar um deles no colo.

A dona de casa Luzia Quinez, de 38 anos, leva o filho Vitor, de 8 anos, sempre que pode para visitar os animais. “Ele é doido por todo tipo de bicho. Até consegue segurar no colo os mais ariscos”, contou Luzia. A preocupação da mãe é com o controle e o cuidado. “Esse contato com os animais é muito importante para as crianças, mas é preciso controle. Muitos deles estão magros, devem passar fome e não são vacinados.”

O Secretário de Educação Danilo Soroce, que responde interinamente pela Secretaria de Esportes, que administra o parque, afirmou que os animais são abandonados pela própria população e que recebem cuidados. Soroce afirmou que a Prefeitura estuda uma solução com a União Protetora dos Animais(UPA).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por