REFEIÇÃO DE VERÃO

Animais do Bosque ganham picolés de frutas e sangue para enfrentar o calor

Além de ajudar na dieta das diferentes espécies que vivem no zoológico do parque, a ação também contribui para regular a temperatura dos bichos

Da Redação
18/01/2024 às 08:59.
Atualizado em 18/01/2024 às 10:23
Os macacos-prego ajudaram a puxar a fila para degustação dos picolés: refresco bem-vindo em dia com 34º C de temperatura (Rodrigo Zanotto)

Os macacos-prego ajudaram a puxar a fila para degustação dos picolés: refresco bem-vindo em dia com 34º C de temperatura (Rodrigo Zanotto)

O forte calor que vem sendo registrado em Campinas, com temperaturas ultrapassando a casa dos 30 graus, levou à Prefeitura do Município a preparar uma refeição especial para os animais que habitam o zoológico do Bosque dos Jequitibás. Na quarta-feira (17), quando os termômetros registraram 34,2º C, às 13h30, segundo alerta Defesa Civil para temperatura elevada, os bichos receberam picolés feitos com frutas e sangue. Atualmente, o local abriga cerca de 200 indivíduos, entre mamíferos, aves e répteis.

A veterinária Bianca Mendes e a equipe de tratadores prepararam picolés de frutas com suco de melancia enriquecidos com pedaços de mamão, banana e cascas de melancia, que foram dados aos macacos-prego. Para os jabutis, melancia congelada e para a jaguatirica, a "guloseima" foi de sangue bovino. "Os picolés são oferecidos aos animais, principalmente para enriquecimento ambiental. É algo que foge da rotina deles, então participam bastante. Além disso, é um regulador térmico", explicou Bianca.

Os macacos-prego ficam em duas ilhas, já os jabutis, que somam 15 exemplares, ficam em outro recinto. Assim que a bandeja com as "delícias" chegaram, os bichos começaram a se aproximar. Quem estava no Bosque pode conferir o hipopótamo Dinho saindo do lago e abocanhando metade de uma grande melancia que estava bem gelada. Já a jaguatirica Kyra estava mais tímida diante dos observadores. Ela esperou uma ocasião mais reservada para apreciar o geladinho.

Os picolés continuarão a ser distribuídos pela equipe de veterinários e tratadores enquanto as temperaturas estiverem altas, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. Os visitantes poderão ver a alegria dos bichos com os geladinhos sempre às quartas e sextas, a partir das 8h. Às segundas-feiras o Bosque não é aberto ao público. Os picolés são preparados pela equipe e ficam no freezer até o momento de serem servidos.

BOSQUE DOS JEQUITIBÁS

O Bosque dos Jequitibás é uma das mais antigas áreas verdes e de lazer de Campinas. Foi criado em 1884, por Francisco Bueno de Miranda, e adquirido pelo município em 1915. Atualmente, o zoológico ali existente abriga 200 animais, entre mamíferos, aves e répteis. Alguns animais vivem em semiliberdade como as cotias, as preguiças, os tatus e aves diversas.

O parque também desenvolve um importante trabalho no apoio à Polícia Ambiental e ao Corpo de Bombeiro. Acolhe e trata de alguns animais resgatados, principalmente aves, que depois são devolvidos à vida livre na natureza ou, se tiver essa condição, ficam abrigados em recintos.

A área de mais de 100 mil metros quadrados também abriga um complexo de museus: o Museu de História Natural, a Casa dos Animais Interessantes e o Aquário Municipal, o Teatro infantil Carlito Maia, entre outros espaços como parque infantil, loja de lembrancinhas e diversas lanchonetes, que vendem lanches de hambúrguer, milho, sorvetes, batata frita, entre outras delícias. O Bosque dos Jequitibás é aberto ao público de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. Fica na Rua Coronel Quirino, nº 2, Bosque. A entrada é gratuita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por