Cabines exclusivas começaram a funcionar ontem em quatro pistas; novidade faz parte de projeto para acabar com uso de dinheiro nas praças até 2026
Com as cabines de autoatendimento (ATM), os condutores passarão a ter três opções de pagamento da tarifa – dinheiro, TAG e o automático por aproximação; de acordo com a permissionária, serão 32 cabines de autoatendimento até o fim deste mês, contemplando 10 pedágios existentes em todo o Sistema Anhanguera-Bandeirantes (Denny Cesare)
Desde ontem, os pedágios do Sistema Anhanguera-Bandeirantes (SAB) passaram a contar com cabines exclusivas de autoatendimento (ATM), com o serviço começando em quatro pistas, entre elas em Sumaré (sentido Capital/ Norte) na Rodovia dos Bandeirantes. A novidade faz parte de um projeto do grupo CCR, controladora da AutoBAn, responsável pela administração dessas rodovias, de acabar com o uso de dinheiro nas praças até 2026. As outras pistas com o novo serviço também estão na Bandeirantes, nas praças de Campo Limpo, Caieiras e Itupeva.
De acordo com a permissionária, serão 32 cabines de autoatendimento até o fim deste mês, contemplando 10 pedágios existentes em todo o Sistema Anhanguera-Bandeirantes. Nos 319,8 quilômetros de extensão dessas rodovias sob administração da AutoBAn, de São Paulo até Cordeirópolis, há 16 praças nos dois sentidos. A nova modalidade de pagamento estará disponível para os condutores de veículos leves, com o pagamento podendo ser feito com cartões de débito e crédito, smartwatches e celulares com tecnologia por aproximação (NFC, sigla em inglês para Near Field Communication).
Nas cabines foram instaladas máquinas de pagamento bancário iguais as usadas pelo comércio. A implantação do novo sistema, segundo a concessionária, será feito de forma escalonada para adaptação dos motoristas. Em todas as cabines de autoatendimento também haverá placas com instruções para a utilização do equipamento, além da presença de um funcionário da permissionária para ajudar se necessário. Com as cabines de ATM, os condutores passarão a ter três opções de pagamento da tarifa – dinheiro, TAG e o automático por aproximação. A concessionária aceita as principais bandeiras de cartões do mercado.
FACILIDADE
“Essa inovação reforça o nosso compromisso de oferecer mais comodidade e segurança a todos que trafegam diariamente por nossas rodovias. Estamos constantemente em busca de oferecer os melhores serviços e proporcionar a melhor experiência aos clientes”, disse o gerente de Operações da CCR AutoBAn, João Moacir da Silva. O Sistema Anhanguera-Bandeirantes recebe, em média, 860 mil veículos por dia, de acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), órgão do governo estadual responsável por regular e fiscalizar cerca de 11 mil quilômetros de rodovias concedidas para a iniciativa privada.
As duas rodovias estão entre as mais importantes do país. Elas interligam 18 municípios que concentram mais da metade do Produto Interno Bruto paulista (PIB), a soma de todos os bens e serviços finais produzidos. A Bandeirantes é considerada a melhor rodovia do país e a Via Anhanguera está entre as 10 melhores, segundo pesquisa anual da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
A nova opção de pagamento agradou aos usuários do SAB. “Tudo o que vem para facilitar é bom”, afirmou o motorista Valdir Ribeiro, que circula diariamente por essas rodovias. Ele já enfrentou a situação de chegar a um pedágio e descobrir que não tinha dinheiro para pagar a tarifa. A solução foi pedir para outro usuário fazer o pagamento e posteriormente devolver o valor por PIX.
O comerciante Luiz Carlos Prevedel também já enfrentou a mesma situação. “Às vezes, você troca de carro e descobre na hora que o que está dirigindo não tem a TAG de pagamento – e nem sempre você está com dinheiro”, explicou. Para ele, que circula pela Anhanguera ou Bandeirantes pelo menos uma vez por semana, o autoatendimento vai ajudar muito. “O que manda hoje é o PIX ou cartão. Muita gente não usa mais dinheiro”, afirmou.
UTILIZAÇÃO
A utilização de cartões de débito, crédito ou pré-pago somaram 23,45 trilhões de operações no primeiro semestre no Brasil, segundo as Estatísticas de Meio de Pagamento do Banco Central. Juntas, essas modalidades são a segunda forma mais usada para pagamento. O principal meio utilizado é o PIX, com 29,07 trilhões de operações de janeiro a junho deste ano. O uso desse modo de transferência monetária instantânea vem crescendo de forma contínua desde o lançamento, em outubro de 2020, atingindo a movimentação recorde de 5,42 trilhões de operações em julho passado, de acordo com o Banco Central.
O grupo CCR prevê a instalação de cabines de autoatendimento em outras rodovias paulistas sob sua concessão. Além do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, deverão ser implantadas outras 22 na SPVias, que inclui as rodovias Raposo Tavares e Castello Branco. Esse sistema de pagamento já está disponível em rodovias federais administradas pela empresa.
Ao todo, são 61 cabines de ATM em operação na ViaSul (Rio Grande do Sul), RioSP, ViaCosteira (Santa Catarina) e ViaLagos (Rio de Janeiro).
Segundo a empresa, nesses locais, as transações por meio do sistema já representam 35% das passagens em pistas manuais. O uso de meios eletrônicos de pagamento correspondem hoje a cerca de 85% do total de transações contabilizadas pela companhia, contra 56,3% em janeiro de 2020.
OUTRAS RODOVIAS PAULISTAS
O pagamento da tarifa de pedágio com cartão por aproximação já é uma realidade em 52% das praças de pedágio das rodovias concedidas no Estado de São Paulo, sob gestão de 20 concessionárias, segundo a Artesp. Atualmente, 91 praças já recebem este tipo de pagamento, que traz mais fluidez ao tráfego e conforto aos motoristas. Desse total, em 71 praças os pagamentos são feitos por meio de cartão de crédito e débito. Em 20, a operação é possível apenas por débito.
Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), esse meio está disponível em outras rodovias, como no pedágio na Dom Pedro I (SP-65), em Itatiba, administrada pela Rota das Bandeiras; na Professor Zeferino Vaz (SP-332), em Paulínia e Engenheiro Coelho, concedida também à Rota das Bandeiras, e na Governador Adhemar de Barros (SP-340), em Jaguariúna, administrada pela Renovias.
“O uso de tecnologias que tragam mais segurança e fluidez ao tráfego são premissas dos contratos do Programa de Concessões Rodoviárias, assim como mais conforto aos motoristas que utilizam os mais de 11 mil quilômetros de rodovias concedidas”, informou a Artesp. No Corredor D. Pedro, as cabines ATM entraram em operação em 1º de agosto de 2022.
O pagamento pode ser feito por meio de cartões de débito e crédito que tenham a função de aproximação, com a modalidade estando disponível por todos os tipos de veículos. A tecnologia, já empregada em diversos setores da economia, garante uma transação segura, com dados criptografados em poucos segundos, de acordo com a Rota das Bandeiras.
“Esta é uma forma segura e rápida aos usuários que não possuem o sistema de pagamento automático por meio de TAGs. O pagamento por aproximação contribui para a fluidez do tráfego nas praças, sendo mais rápido do que a transação em dinheiro”, afirmou o gerente de Operações da concessionária, Thiago Alves.
A Rodovia Dom Pedro é um importante meio de ligação entre a Região Metropolitana de Campinas e o Vale do Paraíba. Ela integra o corredor administrado pela permissionária, totalizando 297 km de extensão incluindo as rodovias José Roberto Magalhães Teixeira (SP-083), entre Campinas e Valinhos, além de trechos da Zeferino Vaz, entre Campinas e Mogi Guaçu, Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), entre Itatiba e Jundiaí, e Romildo Prado (SP-063), entre Itatiba e Louveira.
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