AMERICANA

Alunos do Sesi ganham 'Copa do Mundo' de Robótica

A equipe, intitulada 'Red Rabbit', desbancou outros 107 times de 43 países

Renato Piovesan
01/05/2018 às 08:29.
Atualizado em 28/04/2022 às 07:22
Alunos do Sesi de Americana comemoram a conquista do maior torneio de robótica educacional do mundo (Divulgação)

Alunos do Sesi de Americana comemoram a conquista do maior torneio de robótica educacional do mundo (Divulgação)

Os alunos do Sesi, de Americana, se sagraram campeões do maior torneio de robótica educacional do mundo, o First Lego League World Festival, realizado em Houston, nos Estados Unidos, em meados do mês passado. A equipe, intitulada ‘Red Rabbit’, desbancou outros 107 times de 43 países ao desenvolver um projeto de pulseira e aplicativo que monitora o volume de água adequado que idosos devem ingerir no dia a dia. Esta foi a segunda vez que os americanenses representaram a cidade na competição, que é voltada a estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas ou particulares. “Parece que a ficha ainda não caiu. Foi fantástica a recepção que tivemos ao voltar para a escola. Tivemos muito trabalho e estudo desde agosto do ano passado, e conseguimos desenvolver um projeto que pode ser útil aos idosos, até porque muitos deles não têm a percepção de quando devem se hidratar e a maioria dos casos de problemas renais diagnosticados nos hospitais são justamente por conta de desidratação”, comemora o analista de suporte em informática Denis Rodrigo Santana, técnico da equipe de Americana. A pulseira desenvolvida por oito alunos da unidade americanense faz o monitoramento da temperatura corporal do usuário e de seu nível de desidratação, emitindo um alerta sempre que o idoso precisar tomar água, informando a quantidade necessária. O software pode ser utilizado tanto em computador quanto em celular. O First Lego League World Festival é conhecido como a ‘Copa do Mundo da Robótica’. O torneio promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar. A primeira edição da competição ocorreu em 1998. Em cada edição, os estudantes precisam realizar quatro tarefas. Uma delas é o desafio do robô, em que os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões. Eles são projetados e construídos pelos próprios alunos e também são avaliados na categoria design do robô. Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e programação. 

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