Aula começou em fevereiro e só pequeno grupo recebeu a roupa; kit escolar deve chegar em abril
As aulas para os mais de 47 mil alunos da rede municipal de ensino de Campinas começaram no dia 4 de fevereiro, mas os uniformes ainda não chegaram para a grande maioria. Segundo a Prefeitura, as roupas começaram a ser distribuídas apenas nesta semana.
Já a situação dos kits com material escolar é mais complicada, e a previsão é que sejam entregues apenas no final de abril.
Apesar da demora, a Secretaria de Educação afirmou que não haverá atrasos a partir de 2014 e que a demora este ano ocorreu por problemas herdados da Administração anterior. Enquanto isso, alunos têm de improvisar uniformes velhos recebidos em 2011.
Na escola Clotilde Barrequet Von Zuben, no Jardim Florence 2, os alunos estão sem os uniformes novos e a direção da escola teria informado que eles poderiam não ganhar as peças de roupa.
“Até agora não chegou nada, mas a escola liberou outras roupas”, disse o adolescente Lucas Gabriel Ferreira, de 14 anos. “Disseram que como mudou o prefeito, não sabem se vai chegar uniforme este ano”, disse o adolescente, que no ano passado não recebeu o kit de material, assim como os demais alunos da escola.
A mãe dele, a funcionária pública Maria do Carmo Ferreira criticou. “No ano passado atrasou e este também está atrasado. O Lucas está usando as camisetas que ganhou no ano passado, mas são apenas duas peças, que já estão bastante usadas. Está na hora de alguma coisa mudar. A gente sabe do rombo da Prefeitura, que a situação era precária, mas a Educação tem que ser prioridade.”
Graciela Aparecida Vicente, de 33 anos, é mãe de João Gabriel Vicente da Silva, de 11 anos, que está à espera do kit. “Antes tudo era certinho, tinha uniforme, mas no ano passado veio pouco uniforme e o Gabriel ficou sem. Ele só conseguiu pegar um short e uma calça. Não veio camiseta, meia, nem sapato”.
Este ano, sem os uniformes, a escola pediu para irem de camiseta branca. “Ele cresceu e já perdeu a calça e a bermuda. A camiseta do ano retrasado também não dá pra ele. Está bem velhinha. Se tivéssemos a opção de comprar bem barato, os pais não iriam reclamar. Seria melhor do que depender da Prefeitura”, disse.
Em junho do ano passado, após quatro meses do início do ano letivo e a menos de 30 dias das férias, quase metade dos alunos da rede ainda não havia recebido uniformes. A Administração municipal na época chegou a prometer que em 15 dias os kits e uniformes seriam entregues, o que não aconteceu.
E foram problemas do passado que comprometeram a data de entrega dos uniformes e materiais este ano, informou a Secretaria de Educação, que garantiu que 39 das 199 unidades da educação municipal já receberam os uniformes, que começaram a ser distribuídos na última segunda-feira (18). A previsão é que até o próximo dia 28 todos os 47,5 mil alunos da rede recebam as peças.
A Prefeitura justificou que o atraso aconteceu porque o edital feito no ano passado precisou passar por reajustes e que, após as alterações, está garantida a entrega dos uniformes para 2014. Com isso, a promessa é de não haver atrasos no ano que vem. Em janeiro de 2014, uma nova licitação será feita para 2015, antecipando a demanda.
Em relação aos kits de material escolar, a licitação feita em dezembro do ano passado foi impugnada por uma empresa que perdeu o pregão.
Este ano, a nova gestão contra-argumentou no Tribunal de Contas do Estado (TCE), que liberou a compra dos materiais, que está em fase de contratação. A estimativa é que em 40 dias os alunos recebam o kit que contém lápis, borracha, apontador, canetas e dois cadernos.