SERVIÇO

Alunos da Unicamp tiram dúvidas sobre a Covid-19

Estudantes de medicina criaram um canal de atendimento via telefone que funciona de segunda à sexta das 8h às 20h

Henrique Hein
14/06/2020 às 10:28.
Atualizado em 29/03/2022 às 08:25
  (Divulgação)

(Divulgação)

Com o objetivo de ajudar o maior número possível de pessoas durante a pandemia do novo coronavírus, um grupo formado por cerca de 150 estudantes da Faculdade de Ciências Médicas e de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está, desde o dia 31 de março, tirando dúvidas da população sobre a doença por meio um canal de atendimento, criado por eles, via telefone. Por meio do número: (19) 3521-9130, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, os alunos estão respondendo todos os tipos de questionamentos — desde perguntas mais simples sobre higienização, por exemplo, como perguntas mais específicas a respeito da enfermidade. O programa foi apelidado por eles de “Telessaúde Unicamp”. De acordo com o coordenador da iniciativa e aluno do quarto ano de medicina, David Cirigussi, de 25 anos, a ideia ganhou força no começo da pandemia, quando ele enviou uma sugestão para grupos da turma de medicina e enfermagem da universidade. A adesão dos colegas foi praticamente imediata. “Temos hoje mais de 150 pessoas colaborando e cada uma delas está atendendo os telefonemas de casa mesmo”, disse ele. “Quando alguém liga no número, a chamada é redirecionada para o aluno de plantão. Assim, todos eles podem ajudar sem precisar sair de casa ou expor seus telefones pessoais”, complementou. Cirigussi explicou ainda que o sistema de plantão dos estudantes consiste em um trabalho que é realizado por eles, por meio de uma divisão de turnos de quatro horas. Até o momento, mais de 1.300 chamadas já foram atendidas pelos graduandos desde o início do programa. “Num momento como esse, de crescimento dos casos, a nossa iniciativa tem como objetivo achatar a curva, auxiliando as pessoas e ajudando elas a evitar, por exemplo, uma procura desnecessária pelos centros de saúde”, destacou. “O ideal é que as pessoas liguem para tirar qualquer dúvida que elas achem pertinente. Pode ligar que a gente vai atender e ajudar”, reforçou o estudante.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por