TRANSPORTE URBANO

Alteração em 10 linhas abre espaço para ônibus do BRT

A partir do dia 20, 83 mil usuários poderão utilizar o novo sistema de transporte

Da Redação
15/10/2023 às 19:35.
Atualizado em 15/10/2023 às 19:35
A partir de segunda-feira, a linha 222 (Florence II) terá uma alteração em seu percurso, deixando de utilizar o corredor para dar lugar ao BRT (Alessandro Torres)

A partir de segunda-feira, a linha 222 (Florence II) terá uma alteração em seu percurso, deixando de utilizar o corredor para dar lugar ao BRT (Alessandro Torres)

A partir desta segunda-feira (16), ocorrerão alterações em 10 linhas de ônibus do sistema convencional que deixarão de circular no corredor exclusivo do BRT (Bus Rapid Transit) Campo Grande, em Campinas. Estas linhas passarão a operar nas vias públicas convencionais, atendendo às paradas já existentes no lado direito. As linhas afetadas são: 212 e 214 (Terminal Itajaí); 221 (Satélite Íris IV); 222 (Jardim Florence); 223 (Satélite Íris III); 224 e 225 (Residencial Sírius); 228 (Princesa D'Oeste); 229 (Jardim Florence II); e 231 (Satélite Íris I). Essa mudança está relacionada à implementação de três novas linhas de ônibus do BRT a partir do dia 20, conforme anunciado pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos) no final de setembro, prevendo benefícios para 83 mil usuários.

Quanto às linhas convencionais, agentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estarão posicionados nos pontos de parada com maior demanda de usuários para orientar sobre as mudanças e acompanhar as travessias de pedestres. Além disso, rondas permanentes ao longo do Corredor Campo Grande serão realizadas para monitorar a movimentação de usuários, proporcionando orientações e intervenções quando necessário.

As linhas 212 e 229 também retomarão o atendimento nas ruas Dr. Salles Oliveira, no sentido Centro, e Bueno de Miranda, no sentido bairro, deixando de circular no BRT Perimetral em ambos os sentidos. Nos novos trajetos, serão atendidos oito pontos no sentido Centro, na Salles Oliveira, e cinco no sentido bairro, na Marquês de Três Rios, Bueno de Miranda e Joaquim Villac, conforme comunicado divulgado pela Administração Pública.

Para informar os usuários do transporte público coletivo sobre as mudanças na operação do BRT Campo Grande, a Emdec mobilizará equipes em ações educativas a partir da próxima segundafeira, 16 de outubro. Serão distribuídos folhetos informativos, e as equipes estarão disponíveis para esclarecer dúvidas dos usuários.

As orientações serão realizadas antes e depois do início da nova operação, em dias úteis, durante quatro turnos, das 4h às 20h. As equipes estarão posicionadas nas principais estações e terminais do BRT, além de pontos estratégicos no Corredor Central.

A campanha "Experimenta o BRT" contempla ainda treinamentos nas garagens das empresas operadoras, publicações nas redes sociais, cartazes nas linhas municipais e a distribuição de folhetos informativos. Além disso, a Emdec e a Secretaria de Transportes (Setransp) têm realizado reuniões com a comunidade para explicar a nova fase da operação do BRT, nos bairros Satélite Íris, Rossin, Florence e Cosmos. Esses encontros continuarão até o dia 19 de outubro.

A campanha "Experimenta o BRT" contempla ainda treinamentos nas garagens das empresas operadoras, publicações nas redes sociais, cartazes nas linhas municipais e a distribuição de folhetos informativos. Além disso, a Emdec e a Secretaria de Transportes (Setransp) têm realizado reuniões com a comunidade para explicar a nova fase da operação do BRT, nos bairros Satélite Íris, Rossin, Florence e Cosmos. Esses encontros continuarão até o dia 19 de outubro.

NOVA OPERAÇÃO

A partir do dia 20 de outubro, o BRT (Bus Rapid Transit - Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande ampliará suas operações com a introdução de três novas linhas. O anúncio foi feito em 29 de setembro pelo prefeito Saadi e pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete, no âmbito da campanha "Experimenta o BRT", que visa otimizar a mobilidade urbana e atrair mais usuários para o serviço.

"É uma fase de transição em que continuarão existindo as linhas Centro - bairro, como existem, mas nós vamos somar. Nós vamos acrescer mais três linhas e mostrar para o usuário do transporte coletivo que o BRT vai ser mais rápido. O maior benefício é dar mais rapidez ao transporte coletivo do Campo Grande até o Centro da cidade. E queremos que a população experimente o BRT", afirmou Dário Saadi, no anúncio da ampliação. As características do BRT foram concebidas para assegurar mais previsibilidade e pontualidade ao serviço. Trata-se de um modal moderno que já está presente em mais de 20 grandes cidades brasileiras.

No novo modelo, duas linhas BRT partirão do Terminal Satélite Íris. A BRT25 será paradora, realizando embarque e desembarque em todas as estações ao longo do corredor BRT. A BRT26 será semiexpressa, com paradas em pontos específicos. Uma terceira linha BRT, também semiexpressa e designada como BRT21, terá origem no Terminal Campo Grande. Ela operará em conjunto com a linha paradora (BRT20), que está em funcionamento desde novembro do ano passado.

As linhas semiexpressas (BRT21 e BRT26) terão paradas em locais específicos, como as estações Rossin (BRT21); PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária (BRT21 e BRT26). Ambas terão como destino o Terminal BRT Mercado. As duas linhas paradoras funcionarão ao longo do dia, sete dias por semana, enquanto as linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira nos horários de pico (5h às 8h; 16h às 19h).

Está em estudo a implementação de três novas estações nas Avenidas Orozimbo Maia, Dr. Moraes Salles e Anchieta para futuras melhorias.Com a introdução dessas novas linhas, os usuários do corredor BRT desfrutarão de uma oferta ampliada de veículos. Serão adicionados 19 novos ônibus, resultando em uma redução significativa no tempo de espera, de 10 para 5 minutos. Isso implica que a cada cinco minutos, os usuários terão à disposição ônibus nos pontos BRT.

Para assegurar a agilidade, eficiência e conforto na operação do BRT, será necessário que o corredor exclusivo seja destinado exclusivamente aos ônibus do sistema. Esses veículos são equipados com um piso nivelado às estações, e o embarque é efetuado mediante o pagamento da tarifa, mantendo o padrão atual de operação.

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