cúpula policial

Altale assume cargo de delegado-geral adjunto

É o 2º cargo mais importante dentro da cúpula da Polícia Civil. Ele vai substituir o delegado Marcos Batalha, que estava no cargo havia apenas 17 dias

Alenita Ramirez
17/07/2018 às 07:53.
Atualizado em 28/04/2022 às 09:22
Kleber Antônio Torquato Altale deixou a direção do Deinter 2, em Campinas, para encarar o novo desafio em São Paulo (Cedoc/RAC)

Kleber Antônio Torquato Altale deixou a direção do Deinter 2, em Campinas, para encarar o novo desafio em São Paulo (Cedoc/RAC)

O delegado Kleber Antônio Torquato Altale deixou o comando do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 2 (Deinter 2), em Campinas, para assumir a função de delegado-geral adjunto do quadro da Secretaria da Segurança Pública (SSP). É o segundo cargo mais importante dentro da cúpula da Polícia Civil. Ele vai substituir o delegado Marcos Batalha, que estava no cargo havia apenas 17 dias. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE), do último sábado. Até ontem, não havia nomeação de outro delegado para assumir o Deinter 2, mas a expectativa é que até amanhã seja apresentando o titular. Batalha era delegado seccional em Mogi das Cruzes e foi convidado pelo novo delegado-geral da Polícia (DGP), Paulo Afonso Bicudo, a assumir o cargo de adjunto da Polícia Civil no Estado de São Paulo. Ele passou a ocupar o cargo dia 28 de junho. O Diário Oficial cita apenas que a dispensa de Batalha da função foi “a pedido”, deixando oculto nas entrelinhas se esse pedido foi por parte do secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho. ou do próprio adjunto. Bicudo foi indicado pelo governador Márcio França (PSB), no dia 26 de junho, para substituir o interino Gustavo Vieira Guebert. No DOE, não foi citado nenhuma indicação sobre qual cargo o ex-adjunto deverá assumir. A saída de Batalha e a nomeação de Altale causaram surpresas entre os policiais civis. “A estruturação e organização da equipe é muito recente e é muito natural essa mudança, pois o delegado-geral ainda está montando a equipe que vai assessorá-lo”, disse a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindesp), Raquel Kobashi Gallinati. O Deinter-2 abrange 38 cidades da região de Campinas, entre as quais constam as seccionais de Jundiaí, Bragança Paulista e Mogi Guaçu. Altale era diretor titular do Deinter 2 desde abril de 2014, quando ocupou a vaga deixada pelo delegado Licurgo Costa. O Diário Oficial também não traz a indicação de quem deverá substituir Altale no Deinter 2. Os delegados seccionais José Carneiro de Campos Rolim Neto e José Henrique Ventura, respectivamente 1ª e 2ª delegacias de Campinas, são candidatos naturais ao posto de Deinter-2, já que são delegados de classe especial. Ontem à tarde, foi feita uma reunião na sede, no complexo da 1ª Seccional, no Botafogo, para despedida da Altale. Altale nasceu em Bilac, em 19 de junho de 1958, e é formado em Ciências Políticas pela Universidade Metodista de Piracicaba. Tomou posse na Polícia Civil em 1987, como delegado, na cidade de Santa Gertrudes. Passou pelas cidades de Ipeúna e Piracicaba. Após exercer diversos cargos no governo estadual, em 2006 foi promovido a diretor do Deinter 9 e no ano seguinte de Campinas, o Deinter 2.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por