flexibilização

Alta nas vendas anima os lojistas

Aumento foi de 15,81% entre 9 e 16 de agosto, na comparação com 2019

Daniel de Camargo
22/08/2020 às 13:10.
Atualizado em 28/03/2022 às 18:13
A movimentação de clientes na segunda semana de agosto surpreendeu os comerciantes do Centro (Wagner Souza/AAN)

A movimentação de clientes na segunda semana de agosto surpreendeu os comerciantes do Centro (Wagner Souza/AAN)

O comércio varejista de Campinas registrou crescimento de 15,81% nas vendas entre 9 e 16 de agosto — primeira semana em que a cidade permaneceu na fase amarela do Plano SP —, se comparado ao mesmo período de 2019. Segundo avaliação da Associação Comercial de Campinas (Acic), com base nas consultas feitas à Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), foram faturados R$ 27,8 milhões, ante cerca de R$ 23,4 milhões no ano passado. Ou seja, em torno de R$ 4,4 milhões a mais.  A entidade projeta que a maior flexibilização do horário de funcionamento iniciada ontem, que permite o atendimento por 8 horas diárias, animou os empresários da cidade que tentam se recuperar dos prejuízos causados pelo isolamento social iniciado em março, quando foram registrados os primeiros casos de Covid-19 no Brasil, e decretada a quarentena no Estado e no Município. Até ontem, as empresas puderam funcionar por um período de 6 horas e foi permitida a reabertura de bares, restaurantes e lanchonetes para o atendimento presencial, além de salões de beleza e academias. Economista da Acic, Laerte Martins comentou que, enquanto Campinas estava na fase laranja, "na primeira semana de agosto de 2020, ao contrário, observamos uma redução de 18,70% no nível de vendas, comparadas ao mesmo período do ano anterior". Já a presidente da instituição, Adriana Flosi, explicou que o comércio de rua de Campinas optou por funcionar das 9h às 17h para evitar o horário de pico do transporte coletivo. Os shoppings podem optar pela abertura ininterrupta ou fracionada nas 8 horas diárias permitidas, de acordo com a conveniência de cada um, assim como os bares, restaurantes e lanchonetes, academias esportivas e salões de beleza. Mas nenhum deles poderá permanecer aberto após as 22h. Adriana esclareceu ainda que os esforços foram direcionados a apresentar para a Prefeitura as necessidades desses empresários, de modo que eles fossem contemplados, segundo o perfil específico de seus negócios. "Sempre defendemos o horário mais ampliando na fase de flexibilização, considerando que essa extensão no período contribuiu também para diluir a concentração de pessoas nas ruas e nos comércios", enfatizou. Campanha A Acic informou, em nota, apoiar a campanha Semana Brasil, que será realizada de 3 a 13 de setembro, com o objetivo de estimular as vendas. "Trata-se da primeira ação, no novo horário de funcionamento, para incentivar negócios, estimular o mercado e atrair consumidores. Serão oferecidos descontos exclusivos e promoções especiais, aproveitando a temática da Semana da Pátria", diz o texto.

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